Rodrigo Teixeira (@rodrigodietze), natural de Porto Alegre, é o nome por trás de uma das tecnologias mais inovadoras usadas na Oktoberfest de Santa Cruz do Sul: o sistema de autoatendimento de chope. Com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas, Rodrigo encontrou, através de um caminho pouco convencional, uma forma de unir tecnologia e entretenimento em uma das maiores festas alemãs do Brasil.
Sua trajetória em Santa Cruz do Sul começou em 2015, quando ele se mudou para a cidade. Sem conhecer ninguém na região, Rodrigo decidiu começar do zero, e seu ponto de entrada foi a Oktoberfest. Naquele ano, sua empresa foi responsável pela venda dos ingressos dos shows da festa, além de integrar a solução com as catracas do parque e da arena. Foi o início de uma relação que logo mudaria sua vida.
No ano seguinte, Rodrigo oficializou o Couch Surfing Santa Cruz do Sul, através da plataforma internacional de viajantes Couch Surfing. Esse movimento não só abriu portas para que ele conhecesse viajantes de diversas partes do mundo, mas também lhe permitiu construir uma rede de amigos na cidade. Santa Cruz do Sul, aos poucos, deixava de ser apenas um destino temporário e se tornava sua nova casa.
Publicidade
A partir dessa integração social e vendo a falta de opções de entretenimento na cidade, Rodrigo deu um novo passo. Em 2017, ele construiu o Rock’n Play Lounge Bar, um bar temático americano com jogos e karaokê, que por três anos trouxe diversão a milhares de pessoas na região. Porém, além de ser um ponto de lazer, o bar também se tornaria um laboratório de inovação para Rodrigo.
Em 2018, ele começou a desenvolver um sistema de gestão para o Rock’n Play e, inspirado pela necessidade de agilizar o atendimento, criou o primeiro protótipo de um terminal de autoatendimento de chope. No ano seguinte, decidiu trazer sua empresa de tecnologia de Porto Alegre para o TecnoUnisc, um parque tecnológico vinculado à Universidade de Santa Cruz do Sul, e deu início ao desenvolvimento dos terminais de autoatendimento em escala maior.
O ano de 2019 foi um marco para Rodrigo. Pela primeira vez, os clientes do Rock’n Play puderam usar seu sistema para fazer pedidos pelo app ou se servirem chope nos terminais usando uma comanda eletrônica. A inovação chamou a atenção e, no mesmo ano, ele estreou o sistema de autoatendimento em três pontos da Oktoberfest e no Quintal, um conhecido bar local.
Publicidade
No entanto, com a chegada da pandemia em 2020 e o nascimento de seu filho Matteo, Rodrigo decidiu vender o Rock’n Play e focar em novos desafios. Neste mesmo ano Rodrigo fora convidado a integrar o Rotary Club Santa Cruz do Sul. A pausa forçada pela Covid-19 foi temporária. Em 2021, foi procurado por uma grande cervejaria local para desenvolver um projeto de autoatendimento enxuto “Pocket no inglês”. Esse sistema, com uma abordagem simples, permitiu a expansão do modelo para franquias em diversas partes do país, levando a tecnologia para 20 estados e mais de 70 estabelecimentos.
Os anos de 2021 e 2022 foram particularmente desafiadores para Rodrigo. Ele se viu sobrecarregado, cuidando pessoalmente de todos os aspectos do negócio, desde a importação de peças e fabricação dos terminais, até a gestão, ativação, suporte e manutenção do sistema. Apesar das dificuldades, o esforço valeu a pena. O sistema ganhou força e reconhecimento, consolidando Rodrigo como um dos pioneiros na automação de bares e restaurantes no Brasil.
Em 2022 Rodrigo com a ajuda de seu Rotary Club, realizou um sonho: ajudar de forma sustentável jovens dos abrigos municipais aos quais ele já ajudava com pequenas contribuicões desde 2016. Este foi o início do Projeto Elevar, idealizado por ele junto ao Rotary Club Santa Cruz do Sul, que ofereceu através de parceria com o Imec Supermercados, Prefeitura de Santa Cruz do Sul e Instituto Mix capacitação em T.I para estes jovens, deixando-os aptos a ingressarem no mercado de trabalho.
Publicidade
Em 2024, com uma base sólida e grandes aprendizados, Rodrigo decidiu aprimorar seu projeto utilizando uma nova e mais moderna abordagem, bem como lançar uma nova plataforma ainda mais ambiciosa, desta vez utilizando Inteligência Artificial para conectar negócios e pessoas. Para ele, o caminho da inovação é contínuo, e Santa Cruz do Sul, que inicialmente foi apenas uma parada em sua jornada, agora é o palco de suas maiores realizações.
Com sua visão empreendedora, Rodrigo Teixeira não apenas ajudou a transformar a experiência da Oktoberfest, mas também impactou a forma como o público interage com a tecnologia no setor de entretenimento. E com seus novos projetos, a promessa é que ele continue inovando e surpreendendo.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade