Categories: Regional

Conheça as candidatas já inscritas para o concurso de soberanas da Fenachim

O concurso de soberanas da 15ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) já tem nove candidatas inscritas. O prazo termina na próxima quarta-feira, 29. O novo trio será conhecido no dia 1º de novembro em um evento no Ginásio Poliesportivo, no Parque Municipal do Chimarrão. Elas irão substituir a Corte atual, eleita em 2015, que tem Daiara Stein como rainha e as princesas Gabriela Hantt da Costa e Nayara Simões.

A presidente da Fenachim em 2019 será Cleiva Giovanaz Heck, ex-secretária da Cultura e ex-vereadora do município. A 15ª edição será em maio, mas os dias ainda não foram definidos. Confira o perfil das nove candidatas que já se inscreveram: 

Jéssica Bittencourt

Publicidade

A venâncio-airense Jéssica Bittencourt já trilha os caminhos para o dia 1º de novembro. Aos 21 anos, ela quer conquistar uma das faixas da Festa Nacional do Chimarrão e representar a cultura, a hospitalidade e a história da Capital Nacional do Chimarrão. Jéssica representará o Mercado Haas, a Máxi Cópias e o Salão Brilhus Hair Style. Ela afirma que carrega desde o sonho em ser soberana ao se apaixonar pela festa em 2003, quando lembra de ter conhecido a rainha Francine Rabuske e suas princesas Patrícia Graef e Roberta Bastos. A candidata que tem nos pais sua maior referência, vai em busca da coroa para enaltecer o potencial acolhedor do município e transmitir com simplicidade e hospitalidade a cultura do Rio Grande do Sul. “Com a cuia de mão em mão, quero levar para bem distante, para todos os rincões o calor da amizade da Capital Nacional do Chimarrão.”

Maria Luiza Metz

Maria Luiza Metz é universitária e sonha em se realizar profissionalmente, mas sem esquecer do chimarrão. Aos 20 anos, ela busca a coroa de 2019 para ter a honra de mostrar o orgulho que tem pela cidade natal. Representando a Relojoaria Hora Certa, a jovem quer transmitir as características do povo venâncio-airense com a habilidade de servir um bom chimarrão. “Quero demonstrar o nosso afeto a nossa garra em busca dos nossos objetivos levando toda a alegria da nossa gente para por onde passarmos”. Maria Luiza quer novos desafios, conhecer novos lugares, pessoas e culturas e ainda levar à Capital Nacional do Chimarrão para todos os cantos do País.

Publicidade

Laura Hergessel

Ela tem 17 anos e o hobby é estudar. A jovem do Bairro Bela Vista divide o sonho de cursar Odontologia com o de ser soberana da 15ª Fenachim. Laura Hergessel acredita que somente a participação no concurso já é uma grande honra. Inspirada em Mandela, seu ídolo, Laura entra na disputa com o foco em representar Venâncio Aires o que para ela será um marco em sua vida. “Será uma experiência incrível e inexplicável participar deste processo que quero partilhar com meus amigos, familiares e com a comunidade”. Laura disputa a coroa representando as Lojas Prata, Loja Gata Urbana e a clínica Revittalize.

Fernanda Ferreira

Publicidade

Ela quer representar a força da mulher gaúcha através da simpatia e do comprometimento com a comunidade. Fernanda Ferreira entra na disputa sonhando com uma das três faixas da Festa Nacional do Chimarrão. Aos 20 anos e com o hobby de cantar e tocar violão, ela representará La Cristine Roupas e Acessórios, Célia Farmácias e Rejane Calçados Universitária e moradora do 9ª distrito, Vila Estância Nova, Fernanda tem nos pais e nos irmãos a referência de vida e participa do concurso motivada pelos amigos e colegas.

Amanda Marques Janisch

Ela tem 20 anos e tem como hobby cantar e tocar violão. Inspirada na cantora Nina Simone, Amanda Marques Janisch é mais uma das gurias venâncio-airenses que sonham com uma das coroas da Festa Nacional do Chimarrão. A universitária que vai representar a loja Mais Marina, a Infinit Club e ainda a Padaria Janisch quer mostrar o que há de melhor no município: cultura, garra, sabedoria e as tradições. “Quero quebrar paradigmas e revelar a verdadeira essência da mulher que vive na Capital Nacional do Chimarrão. Ser rainha do município significa apresentar além da beleza, a inteligência e a força da mulher gaúcha”. Moradora do bairro Gressler, Amanda está focada em mostrar as peculiaridades da mulher atual que enfrenta pressões, dificuldades e um turbilhão de sentimentos, que como ela ressalta, “faz tudo isso sem perder o encantamento na busca de um mundo melhor.”

Publicidade

Táila Inadiara Posselt

Táila Inadiara Posselt também está na disputa para ser coroada uma das soberanas da Festa Nacional do Chimarrão. Aos 19 anos, a menina que vem do interior, de Linha Santana/Sampaio, se sente preparada para o desafio de ser uma das três representantes da 15ª edição da Fenachim. A universitária representa o campus Venâncio Aires da Uninter, o Mercado Santa Emília e a Associação Esportiva e Recreativa Amizade. Com o hobby de organizar eventos e customizar cuias, Táila quer levar a cultura e as tradições de Venâncio Aires para outras cidades. “Representar o meu município seria uma honra grande e um sonho que tenho desde criança. Me sinto preparada para este desafio pois quero poder divulgar o potencial turístico da Capital Nacional do Chimarrão.”

Larissa Almeida Maciel

Publicidade

Larissa Almeida Maciel tem 22 anos e sonha em ser uma soberana da Festa Nacional do Chimarrão. Universitária, a jovem acredita que ser rainha é muito mais do que carregar um título. É ter a responsabilidade de representar o povo e a cultura de Venâncio Aires. Representando Sandra Centro de Estética e Massoterapia, Elias Mello Fotógrafo e o Salão da Andreia, a candidata ao título tem como hobby fotografar e quer seguir a carreira policial após a conclusão da graduação. “Somos movidos por sonhos e devemos persistir e insistir para torná-los realidade. Por isso devemos acreditar em nós ter fé e ir em busca dos nossos desejos”. Com o pai sendo o maior ídolo e sua grande referência, Larissa está preparada para o concurso e ansiosa para o resultado final.

Rafaela Andressa de Borba Stefens

A universitária Rafaela Andressa de Borba Stefens tem 21 anos e está na disputa pela coroa. Representando o Salão Brilhu’s, Institudo Bordin e Emagresee, a jovem moradora do Bairro Aviação tem como hobby tomar um bom e amargo chimarrão. Ser soberana é um sonho que carrega desde pequena. Para ela, significa representar a cidade natal e demonstrar o orgulho pela Capital Nacional do Chimarrão. “Quero representar a minha cidade e demonstrar o orgulho que sinto a cada conquista do meu município e carregar o nome de Venâncio Aires e de toda a sua simpatia e determinação tanto para com o povo residente quanto para com os turistas”. Rafaela que acredita que quem vive honestamente só cresce na vida.

Natália Gabriela da Silva

Aos 21 anos, a jovem moradora do bairro Brands também está na busca por se tornar soberana da Fenachim. Natália Gabriela da Silva vai representar a Estética do Olhar, o Salão de Beleza Brilhu’s e a Dimac no concurso que vai eleger as três representantes do município. Universitária, Natália quer o título que representa visibilidade da Capital Nacional do Chimarrão e levar a determinação da mulher gaúcha por onde a 15ª Fenachim passar. “É a representatividade da sociedade em um todo, principalmente da força e da capacidade da mulher gaúcha. Ser rainha é a mais que um título. É levar a cidade a ser vista por todos”. A estudante, que tem a mãe como referência, curte se reunir com amigos em uma boa roda de chimarrão.

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.