Elas

Conheça a trajetória por trás do hábito do skincare

A busca pela pele saudável e bonita ganha diferentes características com o passar dos anos, refletindo a evolução das sociedades no modo de praticar o autocuidado. Mas mesmo com novas fórmulas e tecnologias emergindo constantemente, alguns ingredientes se tornaram atemporais.

LEIA TAMBÉM: Lançamentos: confira as novidades para incluir na sua rotina de cuidados e maquiagem

As argilas e os grãos são exemplos de ativos naturais usados há décadas e que até hoje são considerados muito eficazes no cuidado com a pele. A diferença é que agora são incorporados a formulações mais seguras e inovadoras que levam, por exemplo, colágeno vegetal e ácidos como o salicílico e hialurônico, potencializando os resultados.

Publicidade

Skincare no Egito e na Grécia antiga? Sim!

Para entender de que forma as substâncias que são encontradas nos cosméticos até hoje foram se adaptando aos desejos e necessidades de quem preza pelo autocuidado. Confira os períodos históricos:

  • Egito antigo – A prevenção de rugas envolvia o uso de azeite, ceras e leite, enquanto para deixar a pele macia e hidratada, as opções mais comuns eram as gorduras vegetais e animais, assim como a cera de abelha. Além destes, nessa época a argila também já se fazia presente, sendo usada como máscara facial para purificar a pele.
  • Grécia e Roma antiga – Massa de pão úmida cumpria o papel de uma máscara facial noturna; Já os óleos de amêndoas e de rosa mosqueta eram as apostas das gregas para hidratar e suavizar a epiderme.Os romanos também usavam esfoliantes feitos de grãos e minerais.
  • Século 20 – Representa o marco da grande evolução na indústria cosmética após a Primeira Guerra Mundial. Um primeiro passo importante foi dado antes, na Renascença, quando surgiram os primeiros esboços de cremes, óleos, tônicos, loções e sabonetes perfumados.
  • Século 20 em diante – As formulações dos produtos voltados para o cuidado facial vão se mostrando cada vez mais multifuncionais, sustentáveis e versáteis, atendendo diferentes tipos de pele e condições específicas. As embalagens caminham junto nessa evolução e também se adequam a todas as preferências e necessidades, sendo uma das queridinhas do momento o formato em bastão.

LEIA TAMBÉM: Pretinho (nada) básico para os olhos: confira dicas para escolher o delineado

Praticidade + autocuidado poderoso = Bastões faciais

Pela sua praticidade na aplicação e formato ergonômico, o skincare em bastão simboliza o que o momento de autocuidado precisa ser hoje em dia: eficaz, versátil e rápido. A marca Ricca tem em sua linha bastões faciais em seis opções. A linha completa é composta por:

Publicidade

Bastão Facial Apaga-poros

O Bastão Facial Apaga-poros suaviza e regula a textura da pele agindo contra os poros dilatados instantâneamente. Com seu uso diário, o efeito é potencializado e os resultados são visíveis em até três semanas. Sua formulação conta com niacinamida nanoencapsulada e extrato da flor do trevo vermelho antioleosidade. 

Bastão Facial Argila Verde

O Bastão Facial Argila Verde possui ação purificante e calmante, efeito tensor que auxilia na firmeza da pele, reduz os efeitos do estresse e é ideal para peles oleosas e acneicas. Além disso, proporciona a sensação de limpeza e frescor.

Bastão Para Área dos Olhos

O Bastão Para Área dos Olhos é capaz de suavizar as olheiras e diminuir a bolsa debaixo dos olhos através da combinação entre o pepino e aloe vera. Também oferece propriedades hidratantes que não deixam a pele oleosa. Sua ação pode ser percebida a partir de 28 dias.

Publicidade

Bastão Facial Esfoliante

O Bastão Facial Esfoliante controla a oleosidade, elimina impurezas e esfolia suavemente, graças à eficácia do carvão ativado em pó, derivado do bambu. Todo efeito é potencializado por conta da combinação com o tomate, forte agente antioxidante. Já a esfoliação acontece através da casca de arroz, um ativo natural refinado, flexível e que não agride a pele.

Bastão Facial Argila Vermelha

O Bastão Facial Argila Vermelha oferece ação revitalizante e antipoluição, além de proteger o colágeno da pele. Tudo isso graças aos extratos botânicos e ativos antioxidantes presentes em sua composição. O Bastão ainda reforça as defesas da pele, combate o fotoenvelhecimento e possui efeito tensor que auxilia na firmeza da pele.

Bastão Facial Efeito Lifting

O Bastão Facial Efeito Lifting é preenchedor imediato de linhas de expressão, seu efeito é potencializado com o uso diário. A combinação de ácido hialurônico e colágeno vegetal em sua composição protege a barreira da pele, mantém a hidratação e auxilia na renovação celular. 

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA EDITORIA ELAS

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.