Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CAFÉ EMPRESARIAL

Conheça a história de superação por trás de uma gigante da tecnologia

Eder Griebeler, entre os diretores da ACI Rogério e Eduardo: coragem para empreender | Foto Lauri Pretzel/Divulgação

Compartilhar cases de sucesso de empreendedores locais é a proposta do Café Empresarial neste ano. Para a edição de abril, realizada nesta terça-feira, 26, o evento de networking da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz trouxe o empresário Eder Griebeler, CEO da Fast2 Mine, empresa santa-cruzense de tecnologia que está revolucionando a gestão da mineração no planeta. O relato da inspiradora trajetória do empreendedor teve a mediação dos diretores da ACI, Rogério Pereira, de Inovação e Transformação; e Eduardo Bitencourt, de Tecnologia.

Natural de Santa Cruz do Sul e formado em Engenharia de Minas pela Ufrgs, Eder Griebeler deixou uma promissora carreira na gigante Vale do Rio Doce para criar o seu próprio negócio. A veia empreendedora herdada do pai, Elton Griebeler – conhecido empresário local –, foi um fator decisivo para que o jovem engenheiro se lançasse no desafiante mundo empresarial.

LEIA TAMBÉM: Missão empresarial participa da South Summit em Porto Alegre

Publicidade

Em 2012, motivado pelo propósito de desenvolver um software para revolucionar a gestão operacional das mineradoras, tornar o setor mais competitivo e sustentável e melhorar a vida das pessoas, fundou a Fast2 Mine, junto com um colega de trabalho. O primeiro projeto, direcionado a pessoas físicas, levou um ano e meio de trabalho para ser desenvolvido e, depois de lançado, ninguém comprou. O aparente fracasso não desanimou o empreendedor, que junto com o sócio partiu para projetos de gestão das mineradoras. “Existiam sistemas de fora, que eram caros, e muitas mineradoras ainda gerenciavam seus equipamentos no papel. Com essa informação, começamos a desenvolver um sistema operacional para gestão de minas focado na gestão de frota”, contou.

LEIA TAMBÉM: Distrito Industrial de Santa Cruz terá berçário tecnológico

“Desistir não era opção”

Contando apenas com os próprios recursos e conciliando o trabalho na Vale, manter a empresa era um desafio que o sócio não suportou. Eder seguiu sozinho, pois “desistir não era opção”. “Eu não tinha capital e precisei vender 40% da empresa para um sócio. Seguimos desenvolvendo o negócio juntos. Investia tudo na empresa e praticamente não tinha nada de retorno”, relembra.

Publicidade

Quando a segunda versão do produto ficou pronta e foi implementada em uma mineradora, surgiu mais uma barreira: o projeto precisava de ajustes e levou mais um ano e meio de trabalho e de investimentos até ficar pronto. Veio então a decisão mais difícil: sair da Vale do Rio Doce para se dedicar exclusivamente à Fast2 Mine, pois não era mais possível conciliar as duas atividades. “Minha esposa foi um porto seguro e sempre bancou comigo essas decisões, me apoiando”, recorda o empresário. Foi um período conturbado, pois ambos trabalhavam na Vale, tinham carreiras promissoras e boa remuneração.  “Reduzimos nossa renda mensal a uns 30%, mas nunca deixamos de acreditar no sonho da Fast2 Mine.”

Somente em julho de 2018, a Fast2 Mine começou a alavancar no mercado e ter um retorno financeiro positivo. Hoje, é líder em sistemas de mineração no País, com mais de 40 minas gerenciadas, 60 funcionários e em franco processo de expansão e internacionalização, com projetos nos Estados Unidos. Dessa trajetória, Eder tirou ensinamentos que carrega para a vida e são a marca da gestão de sua empresa: a valorização das pessoas, tanto dos colaboradores quanto dos clientes. “Tornar a vida das pessoas melhor é o que nos motiva e nos faz continuar sonhando em chegar cada vez mais longe.”

LEIA TAMBÉM: Unisc tem duas finalistas em competição global de startups

Publicidade

Novidades a caminho

Em sua fala na abertura do encontro, o presidente da ACI, César Cechinato, recordou a importante atuação do empresário Elton Griebeler, ex-presidente da ACI e pai do palestrante. Cechinato mencionou também as novidades que a entidade está programando, na área de convênios e de novas parcerias, que em breve serão anunciadas, “revertendo em muitos benefícios aos associados”. O Café Empresarial conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Unisc, Unimed, Cindapa, Borba Imóveis, Lisaruth e apoio da Gazeta Grupo de Comunicações.

VEJA VÍDEO COMPLETO DE WORKSHOP SOBRE INOVAÇÃO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile