A santa-cruzense Vanessa Brum, de 42 anos, é a primeira mulher a assumir o cargo de gerente de tráfego da Viação União Santa Cruz, pioneira no Estado. É sob o seu comando que trabalha uma equipe de mais de 250 pessoas, cuja atuação tem reflexos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O setor é tido como o “coração da empresa”, justamente por impulsionar os demais, envolvendo todo o sistema operacional e de logística.
Resumidamente, qualquer veículo da empresa que esteja rodando, seja em qual for o horário, é de responsabilidade de Vanessa. Ela conta que gerencia, com auxílio de seu time de profissionais, uma operação complexa e que envolve desde a escala de carros e motoristas até o monitoramento dos veículos e o treinamento dos condutores, de modo que se assegure, sempre, a segurança dos passageiros. Diariamente, são mais de 300 viagens e mais de 30 mil quilômetros rodados que precisam ser monitorados.
LEIA TAMBÉM: Dia da Mulher: na vida ou na arte, elas são fundamentais e inspiradoras
Publicidade
Esse trabalho é desenvolvido no setor de Tráfego, que abrange o Centro de Controle Operacional (CCO) da Viação União Santa Cruz. “É do CCO que cuidamos a logística dos veículos e dos motoristas, bem como a sua instrução. Fizemos o controle das linhas intermunicipais e das linhas interestaduais; o fretamento turístico; o fretamento empresarial contínuo, com o gerenciamento da melhor logística e da melhor roteirização para as empresas. Além disso, o setor inclui as agências de viagens, as agências de venda de passagem, o setor de marketing, setor comercial e de atendimento”, citou.
É do CCO também que se acompanha a telemetria, que consiste na tecnologia embarcada que possibilita o monitoramento dos veículos para saber onde estão rodando, em quais condições, velocidade, entre outros, sendo possível fazer a leitura em tempo real do que está acontecendo. “A gente tem controle de praticamente tudo o que acontece durante a viagem, conseguimos ver a rota, as condições dos carros, como o motorista está dirigindo, se aconteceu algum imprevisto ou acidente”, acrescentou Vanessa, observando que a empresa opera praticamente 24 horas por dia, de segunda a domingo.
LEIA TAMBÉM: Viação União Santa Cruz: há 65 anos conectando pessoas e comunidades
Publicidade
Para que tudo funcione, ela ressalta ser necessário o envolvimento e o comprometimento de todas as pessoas que fazem parte do setor. “São cerca de 25 colaboradores na equipe interna e outros 230 profissionais na equipe operacional externa, como motoristas e cobradores”, informou. Além disso, o setor é responsável por manter em dia as licenças e laudos exigidos pelos órgãos concedentes, como o Daer e a ANTT.
Há dez anos na atual função, Vanessa tem mais de 25 anos na Viação União Santa Cruz. Curiosa e disposta a buscar novos conhecimentos, conta que sempre teve interesse de aprender e procurou entender a operação como um todo. “A busca pelo conhecimento na prática foi fundamental em todo esse período. Atuei e prestei auxílio em praticamente todos os setores da empresa, cobri férias dos colegas e fui aprendendo o funcionamento de tudo”, comentou.
LEIA TAMBÉM: Casa das Artes recebe a exposição Terra Chama a partir desta sexta-feira
Publicidade
Seu começo de carreira foi como estagiária do Centro de Processamento de Dados, setor hoje extinto, e que fazia a digitação das passagens, antes da informatização. Formada em Administração de Empresas e com pós-graduação em Gestão de Negócios, foi assistente do setor de tráfego antes de ser promovida a gerente.
Vanessa conta que sempre se identificou com a marca da Viação União Santa Cruz. Revela que sempre quis fazer carreira e desempenhar bem cada uma de suas funções e seguir conquistando novos desafios. “Me orgulho de ter chegado aonde cheguei. Em alguns momentos, pelo fato de ser mulher, precisei me sobressair para poder ser reconhecida. Felizmente, essa realidade já tem mudado em todo o mundo”, evidencia.
LEIA TAMBÉM: Vereadora de Candelária é homenageada pela AL em sessão alusiva ao Dia da Mulher
Publicidade
A operação de gerente de tráfego, como um todo, é um desafio diário. “Por mais que se faça planejamento, a gente sempre está à mercê do acaso. A pandemia, por exemplo, foi um desafio para o setor de transporte. O caso das enchentes, no ano passado, também. Por isso, o engajamento dos nossos profissionais e o conhecimento de toda a equipe é muito importante”, frisa. Participante ativa do esforço de “unir sonhos e pessoas”, refletido no slogan da empresa, Vanessa diz que no seu setor “a rotina não existe e cada minuto é um minuto”.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DA EDITORIA ELAS
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.