Santa Cruz do Sul

Congresso das Academias de Letras começa nesta sexta-feira

A partir desta sexta-feira, 22, Santa Cruz do Sul vai sediar o 4º Congresso Estadual das Academias de Letras do Rio Grande do Sul, reunindo escritores e representantes de várias regiões do Estado. Com programação diversificada, o evento ocorrerá a partir das 8h30 no auditório do Sindicato dos Bancários (Sindibancários), na Rua 7 de Setembro, 489, no Centro, e segue até este sábado, 23. A entrada é gratuita e aberta ao público, que poderá acompanhar palestras, debates e atividades culturais.

O tema da edição, “Construindo Memória e Aproximando Distâncias”, integra as comemorações do bicentenário da imigração alemã e reflete contexto inclusivo e multilateral, contemplando as contribuições de diferentes povos ao Estado. Ontem a comitiva da Academia Rio-Grandense de Letras (ARL), de Porto Alegre, já estava na cidade, liderada pelo presidente Airton Ortiz.

LEIA TAMBÉM: Candeeiro da Amizade garante melhor performance em três anos de Força A no Enart

Publicidade

Durante os dois dias de evento estão programadas palestras, mesas de debate, apresentações culturais e lançamentos de livros, destacando o volume especial alusivo ao congresso. Coordenada pelos escritores e professores Marli Silveira e Ruben Daniel Méndez Castiglioni, a obra tem 206 páginas e foi publicada pela Editora Gazeta, reunindo artigos históricos de algumas das principais academias do Estado.

Segundo Marli Silveira, integrante da a coordenação do evento, 20 entidades culturais e cerca de 18 academias, a maioria de Porto Alegre, vão marcar presença. “Também virão caravanas de Santa Maria, Carazinho, Cachoeira do Sul, Centro-Serra, Vale do Taquari, entre outros.”

O Congresso termina neste sábado ao meio-dia, com a divulgação da Carta de Santa Cruz, documento em que constará o que foi feito no evento e algumas indicações. Além disso, haverá posse da nova diretoria da ARL, que terá Airton Ortiz como presidente reeleito para mais um mandato de dois anos. E ocorrerá a posse da nova presidência da Academia de Santa Cruz, tendo Marli Silveira no cargo.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Consepro diz que Rapidinho sofre com falta de mão de obra

O evento é promovido pela ARL e pela Academia de Letras de Santa Cruz, em parceria com outras academias e centros literários do Rio Grande do Sul. A realização também conta com o apoio de instituições locais e da Prefeitura.

Trio da Ospa se apresenta hoje na IECLB

Um dos destaques da programação ocorrerá na noite de hoje, a partir das 19h30, com a apresentação do trio de cordas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). A performance será realizada na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), na Rua Venâncio Aires, aberta ao público. A atividade também lembrará o centenário de inauguração desse templo de fé e o Dia do Músico, que é celebrado hoje.

Publicidade

Programação

  • Sexta-feira
  • 8 horas – Recepção/credenciamento.
9h30 – Mesa de Abertura Oficial do congresso, apresentação cultural – Manifesto Ecológico – Roberto e Ricardo Pohlmann; e cerimonial.
10h30 – Primeira Mesa – Tema: Academias de Letras: construindo memórias e aproximando distâncias (Porto Alegre, Santa Maria, Passo Fundo e Santa Cruz). Mediador: professor Elenor Schneider.
12h30 – Almoço.
14 horas – Apresentação cultural com Luís Eduardo Kaufmann (Violino). Segunda Mesa – Apresentação das academias. Cada academia apresentará sua história. Mediadores: Mauro Ulrich e Rossyr Berny.
  • 17h30 – Intervalo; lançamentos: divulgação dos indicados ao Prêmio da Academia Rio-Grandense de Letras,  lançamento dos Anais do Evento, divulgação do Prêmio Lya Luft e Projeto Erico Verissimo e do livro da ARL.
  • 19h30 – Noite Cultural: apresentação instrumental da Ospa na Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: quem é o vera-cruzense que conquistou o terceiro lugar como intérprete solista no Enart

  • Sábado
  • 8h30 – Apresentação cultural. Terceira Mesa: O papel da imprensa, periódicos, jornais no contexto das culturas regionais. Debatedores: professores Moacyr Flores e Lissi Bender. Mediador: Benno Kist.
  • 10 horas – Quarta Mesa: O legado do 4º Congresso na consolidação do papel das Academias e da Literatura no desenvolvimento das culturas regionais/Estado. Posse da Academia Rio-grandense de Letras e posse da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul; 11h30 – Passeio histórico-cultural à Catedral com Ronaldo Wink; encerramento.

Apoiadores
Sindibancários, SindiTabaco, Unisc, PaisaMundy, IECLB – Comunidade do Centro,
Município de Santa Cruz do Sul e Miller Supermercados.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Bruno da Silveira Bica

Share
Published by
Bruno da Silveira Bica

This website uses cookies.