A Confraria Nativista terá uma edição especial no próximo dia 11, em homenagem ao mês da mulher. A partir das 20h30, os confrades e confreiras poderão assistir às apresentações de Silvane Severo na abertura e de Maria Alice (foto) como atração principal, na sequência. O DTG José Altivo dos Santos segue como local para os eventos. O endereço é Rua José Pedro Fröhlich, 135, no Bairro Faxinal Menino Deus, junto ao Clube dos Subtenentes e Sargentos.
Maria Alice vai aproveitar para antecipar a comemoração do aniversário de 17 anos, que será no dia seguinte. Natural de Santana do Livramento, a cantora fronteiriça sempre teve contato com a música. Os pais Lisyara e Fernando participam do Ministério de Música Harpa de Davi nas missas dominicais da paróquia. O pai a acalmava, antes de dormir, com a música erudita de Bach, Mozart e Vivaldi, assim como a música instrumental do conterrâneo Luiz Cardoso no violão.
As influências contribuíram para a construção musical de Maria Alice, que já impressionava pela afinação ao interpretar Vivo por ella, de Andrea Bocelli, ainda muita pequena. A primeira apresentação aconteceu em 2009, quando tinha 4 anos, na 8ª edição do Pastoreio da Canção. No ano seguinte, passou a competir nos festivais. Até o momento, acumulou 83 premiações como intérprete. Já esteve em programas no SBT e participou do reality show The Voice Kids, na Globo. Ela e os outros gaúchos do programa receberam uma placa de honra da Assembleia Legislativa.
Publicidade
LEIA MAIS: Enart na Floriano
Em 2011 e 2021, foi indicada ao Prêmio Vitor Mateus Teixeira como melhor cantora do ano. Ganhou o troféu Mulher Destaque duas vezes no CTG Presilha do Pago e recebeu a medalha Carlos Cavaco em 2017, pela Câmara de Vereadores, por ser destaque na divulgação cultural de Santana do Livramento. Em 2021, Maria Alice lançou o primeiro álbum, intitulado Doble-chapa, em parceria com Érlon Péricles. O lançamento ocorreu em uma live no Refúgio El Topador, em Porto Alegre.
Dicas culturais
Maria Alice
Publicidade
Um dos trabalhos da cantora é Maria Alice no País dos Farroupilhas, com Érlon Péricles. O canal da jovem talentosa reúne diversos vídeos que registram a carreira iniciada na infância. Acesse em bit.ly/3t4q9kO.
Érlon Péricles
Um dos principais cantores e compositores da música nativista conta com álbuns marcantes como Mais gaúcho e Rio Grande véio. O perfil do santa-mariense também reúne parcerias com Diego Müller, Cristiano Quevedo, Élton Saldanha e outros nomes.
Publicidade
Foto da semana
MTG reúne departamentos das RT
O MTG realizou a reunião anual dos diversos departamentos que compõem a divisão administrativa do Movimento Tradicionalista Gaúcho, no último dia 19, na Ulbra, em São Jerônimo. O presidente Manoelito Savaris apresentou o relatório físico-financeiro, um resumo das últimas atividades e a atual situação da Fundação Cultural Gaúcha e do próprio MTG, em números. Cada departamento (cultural, campeiro, esportes e cavalgadas) se reuniu com representantes de cada RT.
LEIA MAIS: Cultura gaúcha em evidência
Publicidade