A coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), juíza Josiane Estivalet, promove nesta quinta-feira um encontro com prefeitos, secretários de Educação e promotores de Justiça da região para tratar sobre conflitos escolares. A reunião será às 9h30, no salão do júri do Fórum de Santa Cruz do Sul. Foram convidados representantes de Santa Cruz do Sul, Gramado Xavier, Herveiras, Passo do Sobrado, Sinimbu, Venâncio Aires, Boqueirão do Leão, Mato Leitão, Rio Pardo, Pantano Grande, Candelária, Vera Cruz e Vale do Sol.
Conforme a juíza, ao longo de 2017 o Cejusc teve uma parceria com a 6ª Coordenadoria Regional de Educação, por meio da qual ocorreram encontros com educadores de escolas estaduais em que foi discutido o manejo de conflitos. Foram abordados temas como conciliação, mediação e justiça restaurativa. Em razão dos bons resultados com essa experiência, Josiane sentiu a necessidade de fazer mais investimentos na autocomposição (quando as partes envolvidas são protagonistas da solução de conflitos) no ambiente escolar.
A proposta será apresentada nesta quinta-feira, 14. “A ideia é trazer para Santa Cruz e região, por meio da Escola Superior da Magistratura, instrutores que tenham formação específica para trabalhar círculos de construção de paz no ambiente escolar que potencializem a construção de relacionamentos pacíficos e saudáveis.”
Publicidade
Ferramentas
A coordenadora do Cejusc diz que estes círculos de construção de paz são ferramentas de diálogo amplamente utilizadas em escolas canadenses e americanas com resultados exitosos. Eles buscam restaurar relações e pacificar conflitos e tensões sociais geradas por infrações, dificuldades de relacionamento, violência e crimes.
Publicidade
This website uses cookies.