A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) confirmou a localização e as tarifas das praças de pedágio que serão implantadas no Rio Grande do Sul a partir do novo pacote de concessões de rodovias federais. Conforme antecipado pela Gazeta do Sul na edição do fim de semana, a mudança terá impacto sobre a conexão entre o Vale do Rio Pardo e a Região Metropolitana: a rota mais utilizada atualmente, via Venâncio Aires, vai se tornar mais cara.
Ao todo, cinco novas praças de pedágio estão previstas, além de duas que já existem e serão mantidas. Dentre as novas, que entrarão em funcionamento apenas a partir do segundo ano de concessão, uma ficará na altura de Montenegro, na BR-386, que integra o percurso de quem pega a rota via Venâncio. Assim, ao contrário de passar por apenas um pedágio, quem seguir por esse caminho passará por duas – o custo de uma viagem de ida e volta passará dos atuais R$ 10,40 para no mínimo R$ 22,80. A BR-448, conhecida como Rodovia da Parque, também será concedida à iniciativa privada, mas não será pedagiada, ao contrário do que foi ventilado na semana passada.
Por outro lado, a atual praça de Eldorado do Sul, onde a cobrança é unidirecional (ocorre apenas no retorno da Região Metropolitana para a Região Central), vai ser extinta. Assim, quem utilizar as rotas via Passo do Sobrado e via Rio Pardo poderá ir e vir da Região Metropolitana sem pagar pedágio, o que pode fazer com que esses percursos, hoje pouco utilizados, passem a ser mais procurados.
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O plano de concessões será submetido a uma audiência pública no próximo dia 16, às 14 horas, em Porto Alegre. Uma segunda audiência será realizada no dia 23, em Brasília. O edital deve ser lançado em julho.
ONDE VÃO SER AS PRAÇAS
São João do Sul (SC) BR-101 km 458 R$ 8,60
Santo Antônio da Patrulha BR-290 km19 R$ 9,50/R$ 7,40*
Gravataí BR-290 km77/59 R$ 4,70/R$ 6,90*
Montenegro BR-386 km 426 R$ 6,20
Fazenda Vilanova BR-386 km 370 R$ 9,70
Soledade BR-386 km 260 R$ 8,40
Tio Hugo BR-386 km 226 R$ 7,60
*Praças já existem, mas tarifa vai mudar a partir do início da concessão e depois novamente no segundo ano. No caso de Gravataí, a localização da praça também vai mudar no segundo ano.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA SOBRE O ASSUNTO
NA GAZETA DO SUL DESTA QUINTA-FEIRA
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