ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Confirmada terceira morte por dengue em Santa Cruz do Sul

Doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti | Foto: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Foi confirmada nesta quarta-feira, 19, a terceira morte causada pela dengue em Santa Cruz do Sul em 2021. Segunda a Prefeitura, a vítima é uma mulher de 70 anos, moradora do Bairro Bom Jesus. Ela faleceu nessa terça-feira, 18.

Além do óbito, o boletim semanal do município sobre a dengue registra um total de 1.491 casos da doença no município. São 119 a mais do que na última quinta-feira, 13, quando o balanço anterior havia sido divulgado.

Publicidade

Há três pacientes com dengue hospitalizados em Santa Cruz. São considerados ativos – pessoas que ainda se recuperam da doença – 293 casos, que foram notificados nos últimos dez dias. Há, ainda, 40 pessoas com suspeita da infecção e que aguardam resultados de exames.

Publicidade

LEIA MAIS: Santa Cruz e Vera Cruz fazem pulverização contra mosquito da dengue

Transmissão e prevenção

A dengue é transmitida pelas fêmeas do mosquito Aedes aegypti. O principal meio de prevenção da doença é o controle da população do inseto. O Aedes se reproduz em água parada, mesmo em quantidades muito pequenas.

Sintomas

Publicidade

O primeiro sintoma da dengue costuma ser a febre alta, entre 39 e 40 graus, que surge de forma repentina e, geralmente, dura entre dois e sete dias. Os pacientes também costumam apresentar dores de cabeça e no corpo, fraqueza e feridas na pele. Podem ocorrer, ainda, náusea e vômito.

Publicidade

LEIA MAIS: Mutirão de limpeza recolhe cinco cargas de entulho em Linha Santa Cruz

Publicidade

© 2021 Gazeta