Quem possui smartphone, certamente tem o WhatsApp baixado em seu dispositivo. O aplicativo de mensagens instantâneas possui mais de um bilhão de usuários pelo mundo. Quando o app para de funcionar, como aconteceu na última quarta-feira, 3, logo torna-se um dos assuntos mais comentados do Twitter.
A popularidade do aplicativo é inquestionável, mas será que você sabe aproveitar todas as ferramentas que o WhatsApp oferece? Confira truques para aproveitar ao máximo o app.
– Usar negrito e itálico e fonte secreta:
Publicidade
O usuário pode usar itálico, negrito e até sublinhar partes da mensagem que deseja salientar. Para usar o negrito, coloque o conteúdo entre asteriscos, assim: *mensagem*. Já para o itálico, use underlines: _conteúdo_. Se você quiser riscar o que digitou, é só colocar o conteúdo entre dois ~, assim: ~conversa~. Também há no aplicativo uma fonte secreta, com estilo diferente. Para utilizá-la, é necessário colocar o conteúdo da mensagem entre três crases, desta forma: “`Olá“`.
– Arquivar conversas:
As conversas com contatos podem ser arquivados. Para isso, abra a página inicial pressione o contato. Irá aparecer um ícone com o símbolo de um arquivo. Clique nele que a mensagem estará armazenada. Para acessá-la novamente, é só ir no final de suas conversas que aparecerá o item “Conversas arquivadas”.
Publicidade
– Status:
Assim como o Snapchat e o Instagram, o app também permite que o usuário compartilhe fotos e vídeos que deseparecem em 24 horas. A ferramenta chama-se status. Para fazer um post, vá até a tela de “Status” e toque no ícone verde. Você também pode alterar a privacidade dos itens que compartilhou, para escolher quem pode vê-los. Para isso clique em “Status”, depois em “Menu” e, então, em “Privacidade do status”.
– Mudar número do telefone:
Publicidade
Se o usuário trocou de número de telefone, pode migrar os dados da conta, grupos e configurações para um novo aparelho. Para isso, basta ir em “Configurações”, depois “Conta” e, por fim, “Mudar o número”. Insira o seu número antigo no campo superior. Depois, coloque o novo número no campo inferior e toque em “Concluído”.
– Notificações mais discretas:
O usuário também tem a opção de receber notificações de mensagens sem que o conteúdo possa ser pré-visualizado. Para isso, entre em “Configurações” e desative o botão “Mostrar Pré-visualização”.
Publicidade
– Modo invisível:
Caso o usuário não queira que os seus contatos saibam que horas abriu o app pela última vez, é possível acionar o modo invisível. Assim, não há como saber se a pessoa está online. Acesse “Configurações”, depois “Conta”, “Privacidade” e, então, “Visto por último”. Escolha uma entre as três opções: Todos, Meus Contatos e Ninguém.
– Confirmações de leitura:
Publicidade
Caso o usuário prefira que seus contatos não saibam que já leu as mensagens, pode desabilitar esta ferramenta. O ônus, no entanto, é que também não saberá quando os outros lerem o que você enviou. Acesse as configurações de seu aplicativo e depois entre em “Conta”, depois em “Privacidade” e em “Confirmações de Leitura”.
– Salvar mídias recebidas:
Vídeos e fotos enviados via WhatsApp começam a ocupar espaço na memória do smartphone. Uma opção é desabilitar o armazenamento automático de mídia no aparelho. No iOS, é preciso acessar “Ajustes” e depois “Ajustes de Conversa”. Desligue o botão “Salvar Mídia Recebida”. No Android, entre em “Configurações”, depois em “Conversas” e em “Uso de dados”. Será possível escolher qual a rede utilizada para os downloads (Wi-Fi ou dados) e quais tipos de mídia devem ou não ser baixadas na seção “Download Automático”.