Neste domingo, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data importante na conscientização da educação ambiental para os pequenos. Pensando nisso, a Editora Colli Books preparou uma lista com alguns livros sobre o tema para pais e filhos aproveitarem a leitura juntos.
Três obras da literatura infantojuvenil assinadas pela escritora Isa Colli valem a leitura porque contribuem para reflexões sobre o assunto: ‘Vivene e Florine e suas descobertas na Amazônia’, ‘O Rio Grinalda’ e ‘A Nuvem Floquinho’. Os títulos falam sobre sustentabilidade, reciclagem, educação e preservação ambiental, assuntos de grande importância, apresentados de forma lúdica e divertida para inspirar e ensinar as crianças como cuidar do planeta.
LEIA TAMBÉM: Literatura infantil auxilia crianças a lidar com temas complexos
Publicidade
O Rio Grinalda aborda a reciclagem e preservação ambiental, fatores primordiais para o equilíbrio entre homens e natureza. Na fábula, as crianças aprendem com os bichos como agir diante de situações de depredação e falta de cuidado com o meio ambiente. Nessa história, Isa conta a importância da ecologia, da amizade e do trabalho em grupo.
A obra “Vivene e Florine e suas descobertas na Amazônia” tem como foco central a maior floresta tropical do mundo. A autora conta a história de duas abelhas que vivem uma aventura durante um passeio na floresta. Elas descobrem uma área completamente devastada pelos humanos, além de animais escravizados e doentes.
Diante da situação encontrada, convocam a bicharada para informar sobre a tragédia. E decidem, então, partir para a Floresta Amazônica, na América do Sul. Ao encontro de animais especializados em reflorestamento pedem ajuda para salvar o Moinho. Lá, descobrem que a própria espécie está ameaçada de extinção.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Dia Nacional do Livro Infantil: confira dicas para ler com a criançada
Isa Colli ressalta que cuidar do meio ambiente é algo que toda sociedade precisa estar envolvida, mas principalmente as crianças, que devem ser ensinadas desde o início da educação infantil. De acordo com a autora, a garotada precisa estar ciente de que cuidar do meio ambiente é uma questão de sobrevivência.
“Esse é um assunto de grande relevância. Quanto mais cedo o tema for abordado com os pequenos, maiores as chances de conscientização pela preservação da biodiversidade”, afirma.
Publicidade
Todos os títulos da editora podem ser encontrados facilmente no Brasil, na Europa, e no mundo todo nos principais sites de e-commerce no formato impresso e e-book, como nas lojas: Amazon, Shoptime, Fnac, Americanas, Submarino, entre outras.
LEIA MAIS: Semana do Meio Ambiente tem programação especial em Santa Cruz
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade