O projeto de Atendimento Noturno nos postos de saúde de Santa Cruz do Sul vem tendo grande receptividade entre a população. A oferta de consultas e exames fora do horário normal de funcionamento das unidades está permitindo a mais pessoas acesso a atendimento médico e odontológico.
Na última quinta-feira, 19, três locais mantiveram suas portas abertas a partir das 17h30 até as 20h30: as Estratégias Saúde da Família (ESF) Figueira, Pinheiral e Margarida. Foi nesta última unidade que Eliana Lasch, 47 anos, conseguiu buscar atendimento médico. A trabalhadora não tem outro momento disponível do dia para buscar a consulta, por não poder se ausentar do serviço. “Esta iniciativa é ótima, facilita para a gente. Não tenho como faltar ao trabalho”, comentou. Eliana deixou o posto com uma consulta de retorno agendada para a apresentação de exames.
Ao ser informado pela irmã que havia possibilidade de consultar à noite, Gabriel Oliveira Azevedo, 33 anos, correu para marcar um atendimento com dentista. “Como trabalho de dia, esse é o horário em que eu posso vir”, justificou.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Vacinação gera fila no Centro de Santa Cruz
Durante o Atendimento Noturno, estão disponíveis consultas médicas e odontológicas, serviços de enfermagem, realização de exames pré-câncer e outros voltados à saúde da mulher. Além disso, são disponibilizados testes de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e hepatite, e também a vacina pediátrica contra o Covid-19 e as demais imunizações infantis de rotina. Os atendimentos são realizados mediante agendamento, feitos durante visitas dos agentes comunitários de saúde às residências ou por familiares dos interessados, no próprio posto.
Enfermeira responsável pela ESF Margarida, Maria de Fátima da Silva Mallmann destaca que a proposta está permitindo à Prefeitura ampliar o acesso aos serviços de saúde e está tendo boa adesão da população. “Essa é uma grande oportunidade, que a comunidade está aproveitando muito bem”, avaliou.
Publicidade
Os atendimentos em horário noturno são exclusivos para trabalhadores – efetivos e temporários – que não consigam acessar os postos de saúde em horário de funcionamento normal, com agendamento feito pelos agentes comunitários de saúde ou por telefone. A consulta também pode ser solicitada pelo familiar do interessado.
São oferecidos atendimentos médico e odontológico; realização de pré-câncer; e visitas domiciliares de agentes comunitários de saúde (somente para aqueles que trabalham no horário de funcionamento das ESF). Além disso, vacinas, curativos e aplicação de medicações estarão disponíveis para público em geral. A Prefeitura já prepara o cronograma de atendimentos para o mês de junho.
LEIA TAMBÉM: Confira como será a vacinação no sábado e no domingo
Publicidade
Confira as datas previstas ainda para maio:
- Segunda, 23
- Cohab
- Terça, 24
- Progresso
- Quarta, 25
- Rauber
- Quinta, 26
- Cristal
- Esmeralda
- Rio Pardinho
- Sábado, 28
- Gaspar
ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade