Muitas pessoas pensam em construir uma piscina no verão, afinal as temperaturas altas fazem com que qualquer um tenha vontade de dar um mergulho para se refrescar. Mas o ideal é que esse planejamento seja feito bem antes da chegada dessa estação. E a primavera é uma boa opção para colocar os planos em prática.
Simone Adriana Schwengber Galvan, proprietária da Exclusive Piscinas, destaca que quanto mais tempo para planejar, melhor. Assim, as chances de erro e arrependimento são reduzidas. Afinal, projetar uma piscina não é algo simples. É preciso analisar diversos fatores cuidadosamente, como condições do solo, posição solar, melhor tipo de piscina e revestimento, além de acessórios como iluminação, aquecimento, hidromassagem e outros.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura desiste de complexo de piscinas no Bom Jesus
Publicidade
“São várias questões que vão influenciar no resultado final. Por isso, é muito importante que os interessados em ter uma piscina em casa contem com uma equipe preparada para dar esse suporte. Afinal, a melhor piscina é aquela que vai estar de acordo com o orçamento, o local onde será construída e que vai atender às necessidades de quem a estiver adquirindo”, diz.
O primeiro passo é definir o local para a construção da piscina. Devem ser avaliadas as condições do terreno e se há recuo suficiente, uma vez que a obra não pode ser feita na divisa do lote ou invadir uma área onde não se possa construir.
LEIA MAIS: Decks em piscinas: dicas de segurança e manutenção
Publicidade
Outro ponto a se estudar é a orientação solar. O ideal é que a piscina receba o sol da parte da manhã, para que, quando chegue a tarde, a água esteja mais quente. O ideal é evitar construí-la em uma área de sombra total, porque, dessa forma, não será possível desfrutar do sol.
Apesar de ser o ponto de atenção da área de lazer, a piscina não deve ser planejada isoladamente. É preciso considerar o espaço como um todo, inclusive conectado com a casa. Uma boa maneira de integrar os ambientes é com a utilização de decks e um projeto de paisagismo. Se a área também contar com churrasqueira e outras alternativas de lazer, deve haver uma integração do espaço para que, visualmente, formem um conjunto.
LEIA TAMBÉM: As trends deste verão para a praia e a piscina
Publicidade
É normal que se queira aproveitar o maior espaço possível para a construção da piscina. No entanto, é preciso considerar outros detalhes. Independentemente do tipo de piscina, há necessidade de ter uma casa de máquinas para que ela funcione corretamente. Ou seja, é fundamental prever um espaço para equipamentos como bomba e aquecedor.
A instalação de duchas também requer um espaço, assim como espreguiçadeiras, ombrelones, mesas e demais acessórios que irão complementar a piscina. Todos esses itens devem ser considerados antes de definir o tamanho final.
LEIA TAMBÉM: Uso de tapetes na decoração; saiba como escolher a peça ideal
Publicidade
Há diversos tipos disponíveis no mercado. A piscina de fibra é uma das mais requisitadas devido ao baixo custo e rápida instalação. Além disso, existe uma infinidade de modelos, desde os mais tradicionais até os mais sofisticados, inclusive com possibilidades de personalizá-las. As piscinas de alvenaria e de vinil dão ainda mais espaço à criatividade, tanto no desenho quanto no revestimento, mas, além de mais caras, precisam de mais tempo para a instalação. Há também as piscinas de vidro, que dão um toque elegante e sofisticado ao ambiente, mas também têm preços mais elevados.
Tratar a água da piscina não é uma opção. Essa é uma tarefa que deve ser feita com cuidado e reflete a responsabilidade com a durabilidade da estrutura, do equipamento e da qualidade. Também é um ato de cuidado com as pessoas que frequentam a casa para aproveitar a água da piscina. Simone explica que existem vários tipos de tratamentos. Há o mais convencional, com o cloro; o gerador de cloro à base de sal e o Nano com partículas de íons de prata coloidal. “O Nano é um tratamento que comercializamos com exclusividade na região. É um composto tecnológico que remove todas as impurezas da piscina sem utilizar cloro, clarificantes, decantadores, algicidas alcalinizantes e redutor de pH. É muita tecnologia, praticidade e segurança para os usuários”, atesta.
LEIA TAMBÉM: Construção e decoração: ousadia com estilo
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.