Com o início da 22ª Expoagro Afubra a menos de cem dias, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) começa os preparativos no parque e anuncia as primeiras atrações. A maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar será de 19 a 22 de março em Rincão Del Rey, em Rio Pardo.
Pelo terceiro ano consecutivo, serão quatro dias, o que permite não só ampliar as atividades, mas também possibilitar que mais pessoas aproveitem a programação. A decisão é justificada pelos resultados das duas últimas edições.
“Após ampliarmos para quatro dias, tivemos um salto de público e o evento cresceu junto. Isso mostra que as feiras como a Expoagro Afubra possuem um papel fundamental e vão continuar por muito tempo”, destaca o coordenador Marco Antonio Dornelles. Enquanto a organização define a programação, os preparativos no parque já estão em andamento. As lavouras demonstrativas, um dos principais atrativos, começaram a ser cultivadas em novembro. Ao todo, são quatro hectares com as principais culturas da região, incluindo grãos (feijão, arroz, milho e soja), pastagens, frutas e hortaliças, além da pecuária de corte e leite.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: reta final para o encerramento da colheita
Publicidade
O Pavilhão da Agricultura Familiar passará por mudanças. A quantidade de expositores cairá de 239 para 216. A redução permitiu ampliar a área para os produtores, que não precisarão mais compartilhar um espaço com outros empreendedores familiares. Tecnologias para o campo terão destaque no Espaço da Inovação do Agro. Mais uma vez, a área, com cerca de 2 mil metros quadrados, evidenciará os principais avanços para tornar a produção mais eficiente e qualificar a gestão nas propriedades. As startups voltam a marcar presença, apresentando soluções para os principais problemas do setor rural.
Projetos voltados às cadeias produtivas ganham evidência. A Plataforma dos Vales, coordenada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que busca reunir as cadeias produtivas dos vales do Taquari e do Rio Pardo e enriquecer a conexão entre a agricultura familiar e as indústrias, também estará no evento.
Além disso, a Expoagro Afubra contará com o Inova+Vales, que valoriza a implementação de iniciativas inovadoras, incluindo ações de biotecnologia e automação não só para a área agroalimentar, mas também setores de saúde e serviços. Com elas, são geradas novas oportunidades para cadeias produtivas ligadas aos setores e acontece a aproximação da Região dos Vales do desenvolvimento sustentável. A programação segue em construção.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Negociação do preço do tabaco começa nesta quarta-feira
A qualificação e a preparação dos jovens agricultores também ganham força com o 3º Fórum Sul-brasileiro de Educação Rural, promovido pelo programa de educação socioambiental e rural da Afubra, o Verde é Vida. Professores, diretores e secretários municipais dos três estados do Sul participam de uma roda de conversa para compartilhar experiências e ampliar estratégias para possibilitar a permanência do jovem no campo.
Outra iniciativa pedagógica que retorna é a Mostra Científica, que chega a sua 14ª edição, com participação de diversas escolas na etapa sul-brasileira. Há ainda o Painel de Inovação do Agro Jovem, voltado para as novas gerações.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Brasileiros devem ter base de apoio durante a COP-10
O projeto Geração do Amanhã Rural também estará presente. A iniciativa, criada pela ONG Foco Empreendedor, oportuniza aos estudantes da zona rural uma oficina focada no empreendedorismo para desenvolver habilidades comportamentais, como autoconfiança, comunicação e liderança. No espaço, os futuros agricultores também poderão conhecer uma arena robótica do Verde é Vida.
As produtoras também terão seu espaço garantido. O projeto Eu Mulher Agro (Ema) volta a dar as caras para mostrar o potencial feminino no campo e promover a capacitação. Além disso, o espaço promove o Painel de Inovação do Agro Mulher.
Publicidade
Realizada neste ano, a 21ª Expoagro contou com um público de 186 mil pessoas. Durante os quatro dias, foram gerados mais de R$ 1,7 milhão em negócios na agricultura familiar, um aumento de 18% em relação à 20a edição, em 2022. O valor alcançado pelos negócios realizados foi superior a R$ 347 milhões. Conforme a organização, é 57,27% a mais do que o registrado no ano passado.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE O AGRONEGÓCIO
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.