Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

TURISTANDO

Confira dicas para viajar com segurança nas férias

Straw hat kept on empty beach chair at tropical sand beach

Além de ser uma das atividades mais populares do mundo, viajar abre portas para explorar novos ambientes, expandir percepções e aprender alguma coisa na prática. Para planejar uma viagem agradável e prevenir ao máximo situações de risco, uma das precauções mais importantes deve ser a segurança. Nesse aspecto, atentar para alguns detalhes pode fazer enorme diferença para que a viagem seja tranquila e livre de dores de cabeça desnecessárias e que, muitas vezes, são fáceis de prever e evitar. Abaixo, seguem dicas para viajar com segurança.

Faça um bom planejamento
Para que qualquer atividade seja bem-sucedida, um bom planejamento se faz necessário. Pesquisar, organizar e preparar sempre vai ser a melhor saída para evitar transtornos. Registre as informações mais importantes da viagem à parte e trace um plano que contenha hospedagem, rotas de deslocamento, itens importantes a serem verificados antes da viagem e logística dentro do destino. Estar preparado é uma forma de prever uma situação e dispor de alternativas rápidas para solucionar o problema.

LEIA TAMBÉM: Longevidade: tio Dóia, o “Romeu” de dona Reni

Publicidade

Reúna a documentação necessária
Algumas situações podem exigir identificação da pessoa para liberar um determinado serviço ou acesso a um lugar físico. Dessa forma, um dos pontos mais importantes para viajar com segurança é estar com todos os documentos em mãos. Antes de iniciar a viagem, separe documentos de identidade, certificados de vacinação, carteiras de motorista dos viajantes que podem dirigir e até comprovante de endereço se quiser uma precaução extra. Outra dica é fazer cópias digitais da documentação para viajar. Em caso de perda do documento original, contar com uma segunda via ajudará bastante.

Evite destinos muito concorridos
Escolher um destino para viajar pode incluir critérios que vão desde a beleza do lugar e da cultura até as atividades que esse local pode oferecer. Quem não gosta de lugares cheios tem como prioridade escolher locais mais calmos, ao contrário de quem prefere lugares movimentados e badalados. Entretanto, apesar da diversão e energia que destinos concorridos podem trazer, o grande fluxo de pessoas, principalmente turistas, pode trazer várias adversidades para a viagem, como erros em reservas de hospedagens, acidentes, roubos ou furtos. Ao escolher opções de destinos mais tranquilos, pode-se ter mais controle em algumas situações.

LEIA TAMBÉM: Tá na Hora debate desafios e oportunidades para o setor do tabaco

Publicidade

Pesquise sobre o destino escolhido
A partir do momento em que o destino for definido, pesquise todo tipo de informação referente a logística, cultura, segurança e emergencial que puder. Saber de antemão se hospitais, postos de saúde e farmácias estão localizados perto da estadia ou de algum ponto de acesso chave é uma informação de grande valia quando se tem uma emergência de saúde. Para o dia a dia, saiba onde estão supermercados, lojas de conveniência, bancos, postos policiais e as vias principais do lugar para facilitar quando precisar de um deles.

Atenção às condições de cancelamento
No momento de fazer reserva, as empresas mostram todos os benefícios do pacote: estadia, transporte ou produto que será comprado. Antes de fechar a compra ou a reserva, atente-se às condições de cancelamento para evitar surpresas negativas. Confira taxas extras, políticas de devoluções e recebimento do dinheiro. Uma boa dica para se resguardar é verificar o código de defesa do consumidor se sentir que alguma prática ou cobrança é abusiva. Vale lembrar que cancelamentos de compras online e dentro de uma loja física possuem regras diferentes e cada uma delas pode se adequar às regras da empresa.

LEIA TAMBÉM: Semana será de muito calor e chuva no Vale do Rio Pardo; confira a previsão

Publicidade

Faça manutenção no carro
Se optar por fazer o trajeto com o próprio veículo, é imprescindível dar manutenção no carro antes de pegar a estrada. Verificar se certos componentes do carro estão gastos, assim como os níveis de óleo e o alinhamento da direção, é uma forma de evitar problemas. Consultar um mecânico de confiança pode auxiliar na tarefa.

Deixe a cópia do roteiro com alguém de confiança
Deixar a cópia do roteiro com uma pessoa de confiança pode ser uma medida de segurança efetiva, especialmente se estiver fazendo a viagem sozinho. É importante disponibilizar dados sobre os lugares de estadia e trajetos. Caso haja alguma emergência que impeça os viajantes de pedir ajuda, a pessoa responsável pode contatar os serviços locais para prestar socorro. Viajar com segurança significa se precaver em qualquer situação que possa apresentar risco antecipado, mas que pode ser prevenido. Outra forma de garantir tranquilidade é contratar um seguro viagem.

*Com informações do Blog Scala Seguros

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.