Geral

Confira dicas para mulheres curtirem o Carnaval com mais segurança

Apesar de ser um momento de celebração, o Carnaval é um período em que muitas mulheres enfrentam situações de abuso e violência. Além das medidas da segurança pública, o Departamento de Políticas para Mulheres da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) preparou uma série de dicas e conselhos para que todos possam curtir com mais segurança a festividade. 

LEIA TAMBÉM: CarnaElétrico agita o Centro de Santa Cruz com muita música

“Sabemos que sete em cada dez mulheres têm receio de sofrer assédio durante o Carnaval. Isso é compreensível, considerando que quase metade da população feminina afirma já ter tido seu corpo tocado sem consentimento em lugares públicos”, disse a diretora do departamento, Tábata Bier. “Essas dicas não são apenas conselhos, são medidas de atenção e proteção. Capacitam-nos a tomar o controle de nossa própria segurança, a permanecermos alertas e a agirmos quando necessário. Nós merecemos celebrar sem medo”, afirmou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: FOTOS: desfile das escolas de samba de Rio Pardo encanta o público

As dicas são sugestões que podem colaborar para que a mulher esteja atenta a essas possibilidades e empoderada para conseguir evitar essas situações. Em qualquer caso de abuso ou violência, é recomendado que se efetue a denúncia, para que a justiça possa agir.   

O titular da SJCDH, Fabrício Peruchin, destacou que esta é uma situação ainda distante da ideal, mas que a evolução na pauta trará dias melhores. “Infelizmente, ainda precisamos recomendar e aconselhar algumas medidas que afastem possíveis situações de abusos ou de violências contra a mulher”, disse. “Avançar nessa pauta é um dos nossos compromissos no governo. Tenho a convicção que conseguiremos ter um Estado cada vez mais seguro, para que as mulheres não tenham esse tipo de preocupação”, ressaltou.  

Publicidade

Confira algumas dicas

  • Mantenha o controle sobre suas bebidas. Evite copos de origem desconhecida e prefira embalagens fechadas;
  • Escolha aplicativos de transporte seguros. Verifique sempre as informações do motorista e do carro antes de embarcar. E não se esqueça de compartilhar sua rota com amigos de confiança;
  • No transporte público, priorize sua segurança. Evite sentar perto das janelas e mantenha-se alerta;
  • Nunca ande sozinha. Mantenha-se em grupos de pelo menos quatro pessoas e compartilhe sua localização com amigas ou familiares;
  • Lembre-se sempre: NÃO É NÃO (conforme Lei 14.786, de 28 de dezembro de 2023). Beijo à força é crime. Seja firme e denuncie qualquer forma de assédio ou violência.

Em caso de emergência, procure imediatamente a Guarda Municipal, policiais ou seguranças do evento. Se possível, identifique o agressor e registre um boletim de ocorrência em uma delegacia de polícia.

Telefones para denúncia

  • 180 – Central de Atendimento à Mulher
  • 190 – Polícia Militar

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.