A contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de entrada de estudantes no ensino superior, se encerra neste domingo, 3, quando acontece a primeira etapa da prova. E, para encarar as questões e garantir bom desempenho na avaliação, os estudantes buscam estratégias de estudos, inclusive na temida área matemática, para alguns.
Especialistas orientam que, antes de iniciar os estudos, é necessário que o candidato se familiarize com o edital do Enem, que detalha os conteúdos a serem cobrados no dia do exame e aponta quais temas, no geral, abrangem a prova de matemática. Entre eles estão matemática básica, estatística, geometria espacial e plana, porcentagem, regra de três simples e composta, funções, geometria e probabilidade. A maioria, portanto, não foge do que já vem sendo estudado por quem está se preparando para ingressar no ensino superior.
LEIA TAMBÉM: Festa para a criançada em evento no Bairro Rauber
Publicidade
Após ter conhecimento do conteúdo, o ideal é organizar um plano de estudos e intensificar a realização de exercícios de questões dos anos anteriores do exame, o que ajuda a identificar o padrão dos exercícios aplicados nesse modelo de avaliação.
No dia da prova, identificar os assuntos que domina é um passo crucial para que o candidato inicie a prova com mais confiança e agilidade. A dica, nesse contexto, é analisar as questões, grifando dados importantes e iniciar pelas que considerar mais fáceis. Quanto às que permanecer em dúvida, é bom optar por eliminar as alternativas incorretas para aumentar as chances de acerto no momento de concluir a prova.
LEIA TAMBÉM: Halloween Infantil movimenta o ginásio do Esmeralda
Publicidade
Veja outras dicas para se sair bem na prova de matemática do Enem:
- Estude conceitos, não apenas fórmulas: compreender os conceitos por trás das fórmulas é crucial. Em vez de decorar, busque entender como e quando deve ser aplicado.
- Interpretação de texto: muitas questões de matemática envolvendo situações do cotidiano. O enunciado pode conter informações que mudam a interpretação do problema. Preste atenção aos detalhes.
- Não deixe perguntas em branco: se não tiver uma resposta, utilize uma estratégia de eliminação para aumentar suas chances de acerto.
- Pratique com questões anteriores: resolver questões de edições passadas do Enem é uma ótima forma de se familiarizar com o estilo das perguntas e o nível de dificuldade.
- Gerencie o tempo: durante a prova, controle o tempo que você gasta em cada questão. Se uma questão for muito difícil, é melhor passar para a próxima e voltar nela depois.
- Use o raciocínio lógico: algumas questões podem ser resolvidas sem cálculos complexos, apenas usando a lógica e a dedução.
- Estudo de gráficos e tabelas: algumas questões envolvem a interpretação de dados apresentados em gráficos e tabelas. Pratique essa habilidade.
- Mantenha a calma: o estresse pode atrapalhar seu desempenho. Respire fundo e mantenha o foco durante a prova.
- Durma bem na véspera: uma boa noite de sono pode ajudar sua concentração e raciocínio no dia da prova.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade