Muitas pessoas têm medo de lavar roupas delicadas na máquina, pois temem que elas possam encolher, desbotar ou sofrer outros danos. No entanto, com algumas precauções simples e uso dos produtos certos, é possível lavar roupas delicadas na máquina com segurança e eficiência. De acordo com Gilvana Brescovit, proprietária da lavanderia Santa Passadeira, todas as peças podem ser lavadas na máquina, mas é preciso ter alguns cuidados.
“Algumas necessitam de atenção especial quanto ao tipo de tecido e fibra. Para não correr risco e evitar dores de cabeça desnecessárias, pode ser melhor encaminhá-las para lavanderias profissionais, que tenham conhecimentos nesses processos de tecidos finos como lã, seda, linho, viscose, veludo, couro e cobertas, quando não se tem equipamentos e espaço para lavar.”
LEIA TAMBÉM: Praticidade e segurança: as vantagens do uso do uniforme
Publicidade
Gilvana explica que antes de lavar é importante fazer a separação das peças por tipo de tecido e cores. Roupas de cama e banho devem ser lavadas em separado e, antes de colocá-las na máquina, verificar se as peças têm alguma mancha que predomina. Nas manchas de desodorante, gordura, respingos de alimentos e bebidas, o ideal é realizar a remoção antes de lavar para que não haja a fixação delas no processo de lavagem. A pré-lavagem é importante.
Já durante o processo de lavagem, a profissional ensina que é importante cuidar a quantidade e o tipo de produto que vai ser usado. Para peças íntimas, de crianças e de academia, o recomendado é usar sabão neutro. Segundo ela, excesso de produto pode causar o aparecimento de manchas.
LEIA TAMBÉM: Biquíni ou maiô? Veja o que vai ser destaque no verão 2023
Publicidade
Depois de bem limpinhas, chega a hora de passá-las. Mas cuidado, nem todo tipo de tecido suporta altas temperaturas. “Ter uma mesa adequada e um ferro a vapor facilita na hora da passadoria. E é imprescindível ter o controle da temperatura ajustado para cada tipo de tecido”, alerta Gilvana. Esse controle é possível, pois nas etiquetas vêm a recomendação da temperatura ideal. Com as roupas cheirosas e bem passadas, chega o momento de guardá-las. Ter o closet ou guarda-roupas organizado e com as peças no devido lugar, sem acúmulo, facilita na hora de guardar e também não se perde o serviço realizado ao passar.
LEIA TAMBÉM: As principais tendências da primavera/verão já estão no radar delas
“A maioria das pessoas não sabe como proceder com essas peças. Mas é importante realizar a higienização após uma festa . Mesmo que pareça estar limpa, temos gordura na pele que se transfere para a peça, assim como o suor e respingos de comida e bebida, que algumas vezes ficam imperceptíveis, mas agridem o tecido e fazem com que a roupa apresente manchas amareladas. Além disso, quando não realizamos o processo correto, diminuímos a durabilidade e resistência do tecido”, explica Gilvana.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.