Confira detalhes dos carros que vão desfilar na Marechal Floriano neste domingo
A 38ª Oktoberfest nem começou ainda, mas já tem muita gente se preparando para um dos momentos mais aguardados da festa: os famosos e tradicionais desfiles. A Festa da Alegria ocorrerá dias 5 a 8, 11 a 15 e 19 a 22 de outubro. Os desfiles estão marcados para os dias 8, 15 e 22, a partir das 10 horas.
E a preparação não é só do público, que deve lotar mais uma vez a Marechal Floriano. A organização está empenhada em deixar os carros alegóricos impecáveis. Todo o legado dos primeiros imigrantes até a Festa da Alegria vai ser contado através de nove verbos distribuídos em nove carros, com o tema Nossa História, Nosso Futuro.
Sérgio Ávila, diretor artístico e cenógrafo, trabalha há oito anos na coordenação dos desfiles da festa. Ele antecipou que o público pode esperar muita emoção durante a parada. “São cinco meses de muito trabalho. Construímos uma plasticidade fora do comum trabalhando com vários artistas e com o reaproveitamento de materiais. ‘Impactante é a palavra-chave deste ano’. As pessoas vão ficar surpresas”, enfatizou.
Os carros estarão repletos de personagens ao longo da avenida. São mais de 100 participantes com figurinos ricos em detalhes e cheios de história.
Publicidade
O que cada carro representa:
HABITAR (Família Fritz) – arquitetura germânica dando a ideia de lembrança das origens dos imigrantes na colonização de Santa Cruz do Sul. Uma pequena amostra de nobreza e castelos e o sonho de suas moradas assim chegados ao Brasil, na ocasião a morada especial da família Fritz convidando para a 38ª Oktoberfesfest.
CULTIVAR (Carro Soberanas) – soberanas da 38ª Oktoberfest trazendo a mensagem da beleza das flores e o cultivar dos jardins das moradas dos imigrantes.
DANÇAR – os festejos musicais e a dança que alegram, originárias na Europa e trazidas pelos imigrantes da região Sul do país.
CONVIVER – as crenças e credos dos diversos povos colonizados pela igualdade divina.
CRER – a fé, geradora de fonte de forças aos imigrantes, reúne todas as crenças em fé.
PROSPERAR – o plantio nas terras férteis da colonização e fonte de sobrevivência traz até o presente o desenvolvimento da agricultura gerando a frutificação e manutenção da renda familiar.
SABOREAR – nos encontros de família a deliciosa cuca, sempre presente, integra os bons momentos de confraternização.
PROGREDIR – os principais pontos que marcam a visita dos turistas na cidade numa viagem no trem do turismo.
DEGUSTAR (Carro do chopp Bierwagen – “O futuro”) – na alegria e embalado pelo ritmo alemão chega o tão apreciado e tradicional Bierwagen, saudando seus apreciadores.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos depolícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta?Clique aquie faça sua assinatura agora!
Publicidade
Carina Weber
Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.