O dia 7 de setembro, feriado que comemora a Independência do Brasil, neste ano cairá em uma terça-feira. Assim, algumas repartições públicas optaram pelo ponto facultativo na segunda, dia 6. Em Santa Cruz do Sul, por exemplo, os serviços da Prefeitura sofrerão alterações.
Segundo decreto assinado pela prefeita Helena Hermany, funcionarão normalmente na segunda e na terça-feira somente serviços essenciais, como Samu, Centro Materno Infantil (Cemai), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Esmeralda, Pronto Atendimento Municipal junto ao Hospital Santa Cruz, Hospitalzinho, Abrigo, Albergue Municipal, Casa de Passagem da Mulher e Guarda Municipal, além dos setores responsáveis pela limpeza dos banheiros das praças e equipe de varrição manual diária e de limpeza das vias e logradouros públicos. Também seguirão funcionando em regime de plantão Conselho Tutelar, Caps AD, Vigilância Sanitária/Fiscalização, setor de transportes da Secretaria Municipal de Saúde, fiscalização de trânsito e setor de hidráulica.
A coleta de lixo orgânico, feita pela Conesul, será realizada normalmente nos dois dias. A Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) trabalha normalmente na segunda-feira. No feriado da terça, o recolhimento dos resíduos recicláveis nos bairros Ana Nery, Arroio Grande, Belvedere, Bonfim, Monte Verde, Margarida e Centro acontecerá também como de costume, com exceção do turno da noite, que não terá recolhimento no dia 7.
Outras prefeituras, como dos municípios de Rio Pardo e Vera Cruz, também terão ponto facultativo na segunda-feira. Já a Prefeitura de Venâncio Aires trabalhará normalmente na segunda.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Visitas estão permitidas nas Instituições de Longa Permanência para Idosos
A Feira Rural Central, localizada na Travessa Vereador Walter Kern, 70, estará aberta na segunda-feira, em horário normal, das 15 horas às 19 horas. Já na terça estarão abertas as feiras dos bairros Senai (6 horas às 12 horas), Esmeralda (14 horas às 19 horas), Arroio Grande (13h30 às 17h30) e a do Santo Inácio (7 horas às 12 horas). A Feira da Independência não funcionará.
O estacionamento rotativo pago de Santa Cruz estará suspenso na terça-feira. A cobrança será normal na segunda, sendo retomada na quarta-feira, dia 8.
Publicidade
Conforme o Sindigêneros Vales do Rio Pardo e Taquari, as empresas do comércio varejista de gêneros alimentícios (hipermercados, supermercados, minimercados e armazéns) que cumprem as cláusulas previstas na convenção coletiva de trabalho estão autorizadas a abrir os seus estabelecimentos com o uso de mão de obra laboral no dia 7 de setembro. O horário vigente no feriado será o mesmo utilizado no domingo (a depender do horário que cada estabelecimento realiza no domingo). Na segunda-feira, o funcionamento é normal.
O Sindilojas Vale do Rio Pardo orienta que o comércio deverá permanecer fechado no feriado do dia 7 de setembro, já que não há convenção coletiva ou acordo coletivo vigente que autorize os empregados a trabalharem.
LEIA TAMBÉM: PRF intensifica fiscalização no feriado; confira dicas para viajar em segurança
Publicidade
This website uses cookies.