Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Páscoa

Confira como ficam os serviços para o feriado

Foto: Lula Helfer

Mercados não vão abrir no domingo

A Semana Santa celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo e tem cinco dias de significado especial para os cristãos: Domingo de Ramos, Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa, Sábado de Aleluia e Páscoa. Com isso, serviços são alterados nesta sexta-feira, 2, que é feriado.

De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios dos Vales do Rio Pardo e Taquari (Sindigêneros), as empresas do comércio varejista de gêneros alimentícios (hipermercados, supermercados, minimercados e armazéns, entre outros) estão autorizadas a abrir na sexta-feira, mas ficarão fechadas no domingo, 4. Na sexta, os estabelecimentos abrem até 12 horas e das 16 às 20 horas. No sábado, o horário será normal, até 20 horas. Será a última oportunidade para as compras de Páscoa.

LEIA TAMBÉM: Venda de peixes nas feiras rurais encerra nesta quinta

Publicidade

O Shopping Santa Cruz ficará aberto das 11 às 22 horas com a praça de alimentação na sexta, no sábado e no domingo, para take away e delivery. A partir das 20 horas, será permitido somente telentrega. O Shopping Germânia abre das 8h30 às 19 horas na sexta, das 8 horas às 20h30 no sábado e das 11 às 15 horas no domingo, para take away e delivery. No sábado, apenas a telentrega dos restaurantes estará disponível, a partir das 20 horas. RGE e Corsan funcionam em sistema de plantão.

O contato com a RGE pode ser feito pelos canais de atendimento via aplicativo, site ou SMS com o código de cliente (presente na fatura de energia) para o número 27350 ou na Central de Atendimento, pelo 0800 970 0900. Com a Corsan, o contato é pelo número 0800 646 6444 ou aplicativo no celular.

A agência dos Correios e as lotéricas também estarão fechadas. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as agências bancárias de todo o País não abrem. A população poderá utilizar os canais de atendimento, como mobile e internet banking, ou os caixas eletrônicos, que seguirão funcionando normalmente nesses dias. Carnês e contas de consumo, como água, energia e telefone, com vencimento no período, poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Feiras rurais vivem clima de Páscoa

O INSS não nesta quinta e sexta. As perícias médicas agendadas serão remarcadas e os demais serviços precisam ser reagendados pelo telefone 135 ou no site meu.inss.gov.br.

Outros serviços
Transporte coletivo
– Na sexta-feira e domingo, os horários são específicos. A consulta pode ser feita no site tcsconsorcio.com.br.

Rapidinho – Não opera na sexta e no sábado. A cobrança nas 46 quadras do estacionamento rotativo será retomada na segunda-feira, a partir das 9 horas.

Publicidade

FGTAS/Sine e Receita Estadual – Fecham na sexta e retornam na segunda-feira, às 8 horas.

Saúde – Estarão funcionando na sexta, sábado e domingo o Pronto-Atendimento (PA) do Hospital Santa Cruz, Hospitalzinho, Cemai,  Samu, UPA, Ambulatório de Campanha, Caps AD e plantão dos transportes.

Canil Municipal – Funcionará em regime de plantão para atendimento de urgência e emergência na sexta, sábado e domingo através do acionamento da Guarda Municipal, pelo 153.

Publicidade

Varrição manual de ruas – Plantões na sexta, sábado  e domingo das 5 às 11 horas.

Recolhimento de lixo – O recolhimento de lixo pela Conesul será normal. Já as coletas de materiais recicláveis feitas pela Coomcat, não ocorrerão nesta sexta-feira, sendo retomadas na segunda-feira, 5.

Feiras rurais – No sábado as feiras dos bairros funcionarão normalmente dentro de seus horários habituais.

Publicidade

Emergências – Guarda Municipal de Defesa Civil podem ser acionadas pelo 153, enquanto o Samu é pelo telefone 192.

Rapidinho pode ser pago via PIX
O Rapidinho esclarece que os usuários que optam pelo PIX como forma de pagamento precisam confirmar o envio da transação bancária. O aplicativo do rotativo, o Digipare, não é integrado ao sistema do PIX. A empresa que desenvolve o sistema ainda não integrou a ferramenta ao aplicativo em Santa Cruz do Sul. Por causa disso, sempre que o usuário fizer alguma transferência, de casa, ou com a intenção de creditar em sua conta, precisa informar o escritório do Rapidinho. O telefone é o 3715 9170. Já quando a opção de pagamento via PIX é feita junto às fiscais de quadra, o usuário só precisa informar a atendente que efetuou a transferência. Ela entra em contato com a administração, que valida os créditos para a placa do veículo na mesma hora.

LEIA TAMBÉM: Cinco histórias que revelam que a Páscoa é esperança

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.