Como de costume, a maioria dos estabelecimentos comerciais paralisa suas atividades nos feriados. Porém, em Santa Cruz do Sul e região, os mercados irão operar de forma diferente na próxima segunda-feira, Dia da Independência do Brasil. Conforme decidido em Convenção Coletiva de Trabalho, o Sindigêneros dos Vales do Rio Pardo e Taquari informou na última quarta-feira, 2, através de nota, que as empresas do comércio varejista de gêneros alimentícios – o que inclui hipermercados, supermercados, minimercados, armazéns, entre outros – estão autorizadas a abrir na data. A decisão, entretanto, será facultativa.
Segundo o presidente do Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul, Afonso Schwengber, os estabelecimentos que optarem por abrir deverão cumprir o horário de domingo. “Tem que ter essa carga horária diferente, não pode ser a mesma do dia a dia. Cada mercado possui um horário próprio definido”, afirmou. Entre os supermercados da cidade, Big, Miller e Zaffari já informaram que irão abrir conforme horário de domingo.
Em relação ao comércio, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Lauro Mainard Júnior, disse que a previsão é de que todas as lojas do município fiquem fechadas durante o feriado. “Não há indícios de que alguma vai abrir. Em casos esporádicos, quando um proprietário trabalha sozinho na empresa, pode ocorrer de ele abrir, mas é difícil”, explica.
Publicidade
No que toca aos serviços de coleta de lixo, a Conesul informou que as atividades serão as mesmas e não haverá alteração. Os moradores que desejarem ter seus dejetos recolhidos podem colocá-los em frente a suas casas como de costume. Entretanto, os catadores da Coleta Seletiva Solidária (CSS) esclareceram através de uma nota que não irão realizar a retirada de materiais recicláveis durante o feriado. A mudança atinge os bairros Goiás, Higienópolis, Santo Inácio, Independência, Renascença e Várzea. Na terça-feira, 8, os serviços voltam ao normal.
No caso dos Correios, o trabalho será totalmente paralisado. De acordo com o responsável pela Tesouraria da Agência Central de Santa Cruz, Lisandro Alves da Silva, normalmente, nenhuma agência funciona, incluindo as que são franqueadas. O único local que pode ter algum procedimento interno em funcionamento é o Centro de Distribuição Domiciliar (CCD), onde ficam os carteiros. Atividades de atendimento ao público, porém, não estarão ativas.
A Feira Rural Central, localizada próximo ao Cemai, funcionará normalmente das 15h30 às 19 horas. Também estarão abertas as praças de alimentação do Max Shopping Center e do Shopping Santa Cruz. As salas de cinema de ambos os locais não terão alterações nos horários. Já as lojas poderão optar se abrem ou não.
Publicidade