Até bem pouco tempo, o uso de máscaras pela população no dia a dia era algo impensável. Ainda que em alguns países da Ásia e da Europa muitas pessoas já adotassem a prática por opção, na América do Sul, em especial no Brasil, a utilização do equipamento se restringia a profissionais de alguns setores da área de saúde e pessoas com necessidades específicas de proteção.
Contudo, há cerca de dois meses, o uso de máscaras tornou-se uma opção a ser considerada em virtude da pandemia do novo coronavírus. Nas últimas semanas, o equipamento entrou de vez na vida social dos brasileiros e passou a ser obrigatório na grande maioria das cidades, sobretudo as de médio e grande porte. Em Santa Cruz do Sul, por exemplo, quem for ao supermercado e a estabelecimentos comerciais, ou mesmo andar de ônibus, precisa obrigatoriamente usar máscara, que serve de barreira para o vírus.
LEIA TAMBÉM: Como foi o primeiro dia do uso de máscaras nos ônibus
Publicidade
Ao utilizar a máscara, seja de não tecido (TNT) ou de pano, quem já estiver contaminado não vai espalhar gotículas ao falar, tossir ou espirrar. E aqueles que estiverem saudáveis também terão uma proteção no rosto para que a boca e o nariz não entrem em contato com partículas contaminadas. E a criatividade impera na hora de escolher o design mais estiloso.
No Brasil, a diversidade de cores e estampas é grande. Ainda assim, muitas pessoas acabam não dando atenção para o uso correto das máscaras e, mesmo as utilizando diariamente, cometem erros de manuseio que podem colocar em risco a proteção, tanto delas mesmo como do público ao seu redor. A Gazeta do Sul lista a seguir orientações e tira algumas dúvidas sobre o uso correto da máscara, explicando também como armazená-la, lavá-la e descartá-la. Confira.
LEIA MAIS: Confira sete dicas para usar as máscaras da forma correta
Publicidade
SAIBA MAIS
Como usar?
A máscara deve cobrir o nariz inteiro e o queixo. Ajuste-a para que não haja vãos nas laterais. Encoste apenas nos elásticos e, quando precisar, retire-a de trás para frente, segurando pelos elásticos. Jamais puxe a máscara para o queixo.
Posso compartilhar minha máscara?
Não. O uso da máscara é individual. Não devemos compartilhá-la nem com mães ou filhos, mesmo após lavá-las.
Publicidade
Se eu precisar tirar a máscara por um período, o que devo fazer?
Colocá-la em um saquinho.
Como armazenar a máscara usada?
Também em um saquinho. Devemos levar um saquinho para guardá-la até chegar em casa.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz estabelece uso de máscaras na hora das compras
Publicidade
Como fazer a lavagem?
Quando chegar em casa com a máscara suja, deve-se retirá-la do saquinho de armazenamento e colocá-la de molho com um pouco de água sanitária e sabão. Deixar de molho de 20 a 30 minutos, depois esfregar, enxaguar e colocar para secar.
O molho pode ser na água quente?
Não, porque pode prejudicar a trama do tecido, danificando-o.
Precisa secar ao sol?
Não.
Publicidade
Depois de seca, o que fazemos com a máscara?
Devemos passar a ferro e guardá-la em um saquinho diferente do anterior, que pode estar contaminado.
LEIA TAMBÉM: Drive-thru de máscaras arrecada mais de 416 quilos de alimentos
No caso de máscaras de não tecido (TNT), elas devem ser descartadas onde?
Após o uso, essas máscaras devem ser descartadas no lixo orgânico do banheiro, para que sejam encaminhadas com os resíduos não recicláveis. Segundo orientações da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, uma opção mais segura é utilizar dois saquinhos plásticos – um dentro do outro. Ao retirar a máscara do rosto, segure apenas pelo elástico. Com a máscara dentro, basta amarrar bem as alças dos sacos e jogar no lixo do banheiro. Lave bem as mãos antes e depois do procedimento
Que outros cuidados devo ter?
Não deixar a máscara pendurada no pescoço ou braço porque, assim, ela está suscetível a sujeira.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
This website uses cookies.