O Brasil define neste domingo, 30, o rumo dos próximos quatro anos de governo. O mesmo vale para os gaúchos, que escolhem, neste segundo turno, o próximo governador do Rio Grande do Sul. Considerada a eleição mais polarizada da história democrática do País, a campanha teve frases marcantes. Confira algumas:
- “Não continue mentindo, pega mal até para a sua idade. Pelo seu passado não vou nem dizer, porque o seu passado é lamentável.” – Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, durante o debate da Band.
- “Você é o rei das fake news, rei da estupidez, de mentir para a sociedade brasileira. Você mentiu sobre a vacina o tempo inteiro.” – Lula (PT), candidato a presidente, durante o debate da Band.
- “O Brasil precisa caminhar para a frente e eu acredito muito mais na proposta do Bolsonaro do que na proposta do adversário.” – Romeu Zema (Novo), governador reeleito de Minas Gerais, ao anunciar apoio ao atual presidente.
- “Neste segundo turno, voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social. Voto em Luiz Inácio Lula da Silva.”- Simone Tebet (MDB), ex-candidata a presidente, ao anunciar apoio ao ex-presidente.
- “Não posso subscrever o nome de quem foi presidente e teve o perfil manchado pelos célebres casos Mensalão e Lava Jato.” – Marco Aurélio Mello, ex-ministro do STF, justificando o voto em Bolsonaro.
- “Os fatos e a história recente me levam à conclusão de que o atual presidente apresenta um risco substancialmente maior.” – João Amoêdo, ex-candidato a presidente, justificando o voto em Lula.
- “Chega, me cansei de ser vítima de arbítrio, de abuso. Infelizmente. Eu vou enfrentá-los.” – Roberto Jefferson, ex-deputado, em vídeo no qual anunciou que ia atirar nos policiais que foram prendê-lo.
- “A democracia brasileira não admite a censura, a não ser em um estado de sítio. Não se pode estabelecer um estado de sítio artificial.” – Marcelo Rech, presidente da ANJ, após decisões da Justiça Eleitoral contra a imprensa.
- “Nenhum dos dois candidatos que polarizam nacionalmente vão estar aqui no Palácio Piratini nos próximos quatro anos. Quem vai estar lá é o governador.” – Eduardo Leite (PSDB), candidato a governador do Rio Grande do Sul.
- “O meu adversário é aquele que renunciou à vacina e aceitou o caixa dois. Ele renunciou à ética e à cordialidade, é incapaz de dar um aperto de mão.” – Eduardo Leite (PSDB), candidato a governador do Rio Grande do Sul.
- “Alguém tem dúvida de que ele só está nessa eleição para governador para poder manter de pé o projeto de disputar a Presidência? A minha dúvida é zero.” – Onyx Lorenzoni (PL), candidato a governador do Rio Grande do Sul.
- “O melhor secretário da Fazenda do Rio Grande do Sul foi Jair Bolsonaro, com os volumes fantásticos que foram enviados para o Estado.” – Onyx Lorenzoni (PL), candidato a governador do Rio Grande do Sul.
ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Heloísa Corrêa Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.