A programação da 30ª Feira do Livro vem se caracterizando pela forte participação dos autores locais naquele espacinho ali, na Praça Getúlio Vargas, destinado às sessões de autógrafos. E que bom que tem sido assim. Não é de hoje que a cidade vive forte ebulição na arte da literatura, inclusive com a criação, em paralelo, de uma Academia Santa-Cruzense de Letras e de uma Associação Santa-Cruzense de Escritores, a Asce.
Neste sábado, teremos mais três novos livros chegando às livrarias e que você pode obter em primeira mão, com autógrafos e dedicatórias, dando uma passadinha na feira. São eles: Ryukyu, da Luciana Iser Setúbal, pela editora Penalux; Nisca: a lagartixa cansada, de Luzza Carollin, pela Autografia; e A carta paralela, de Sérgio Schaefer, pela Gazeta. Confira os horários no boxe desta página.
Ryukyu é sobre uma família que vê sua rotina ser alterada com a chegada de um estranho, que decide conhecer a segunda mulher (e seus filhos) do pai que o abandonou, quando criança. Já a histórinha de Nisca é escrita em forma de poema e busca, entre outras coisas, a conscientização das pessoas com relação às diferenças. E Luzza Carollin é, na verdade, um dos heterônimos do escritor Adriano Noronha.
Publicidade
A carta paralela, do Schaefer, parte de uma hipótese: e se Pero Vaz de Caminha não tivesse narrado exatamente tudo o que gostaria de ter contado na Carta de Descobrimento do Brasil, que enviou ao rei Dom Manuel, de Portugal? E se tivesse havido uma carta paralela contando o que efetivamente ocorreu, e com notícias “quentes” dos bastidores do “achamento” do Brasil? É essa “carta paralela”, que Caminha não enviou ao rei, que serve de mote ao romance.
HQs & SARAU
O Bah!Te Papo deste ano, evento em torno de quadrinhos, games, cinema, e tal, assume um formato pocket e acontece a partir das 14 horas deste sábado, ali no segundo piso do café Brandelero. É aberto a todos os interessados que curtem a cultura pop. Um pouco mais tarde, às 17h30, tem o 1º Sarau do Chafariz, no palco da praça, coordenado pelo meu colega aqui da casa, o Romar Beling.
Publicidade
Eu mais Mauro Klafke, Marli Silveira, Max Montiel Severo, Dogival Duarte, Demétrio de Azeredo Soster, Edison Botelho e Samuel Karlinski estaremos lá dizendo nossos versinhos, ao som de outro colega aqui da casa, o Rodrigo Sperb. É uma iniciativa bem bacana da Associação Amigos da Praça do Chafariz (Apriz), em seu primeiro ano de atuação.
Programação
Sábado
8h30 – Atividades com o animador cultural
10 horas – Apresentação do espetáculo teatral O Vendedor de Palavras, com o Grupo Mototóti. Local: Palco da Praça
10 horas – Lançamento do livro dos 5º Anos do Colégio Mauá
11h15 – Narração de histórias e atividades com o animador cultural
14 horas – Narração de histórias e atividades com o animador cultural
14 horas – Lançamento do livro Ryukyu, de Luciana Iser Setúbal, pela editora Penalux
14h30 – Lançamento do livro Nisca: a lagartixa cansada, de Luzza Carolin, pela editora Autografia
14 horas – Bah!Te Papo – HQ, literatura, cinema, games, séries e cultura pop. Local: Café Brandelero – 2º piso (Rua Júlio de Castilhos, 245)
15h30 – Lançamento do livro A carta paralela, de Sérgio Schaefer, pela editora Gazeta
15h30 – Apresentação do espetáculo teatral O Vendedor de Palavras, com o Grupo Mototóti. Local: Palco da Praça
16h30 – Apresentação do Grupo de Percussão da Escola de Música da Unisc. Local: Palco da Praça
17h30 – 1º Sarau do Chafariz. Coordenação: Associação Amigos da Praça do Chafariz (Apriz). Local: Palco da Praça
Publicidade
Domingo
10 horas – Abertura das bancas dos livreiros
14 horas – Animador cultural e narração de histórias
15 horas – Espetáculo teatral Cordel com a Corda Toda, com o Grupo Vivandeiros da Alegria
16 horas – Apresentação musical com a Marching Band, do Colégio Marista São Luís. Local: Palco da Praça
17 horas – Apresentação musical Gaitaço. Promoção: Associação Amigos da Praça do Chafariz (Apriz), com a coordenação de Waldemar Quintana. Local: Palco da Praça.
This website uses cookies.