Já está quase tudo pronto para a celebração de Corpus Christi, que ocorrerá nesta quinta-feira, 8, na Catedral São João Batista. A partir das 9 horas, haverá uma missa e após será dado início à procissão. O bispo dom Aloísio Alberto Dilli comandará as celebrações. A festa de Corpus Christi está ligada a uma homenagem ao sacrifício de Jesus Cristo feito por toda a humanidade. É a representação e celebração do seu corpo e sangue. A solenidade acontece sessenta dias após o domingo de Páscoa.
Uma das voluntárias que participa há décadas da atividade é Lucia Ertel. Ela comenta que Corpus Christi é uma data que relembra a entrada festiva de Jesus em Jerusalém. “Quando ele entrou montado em um jumentinho, o povo todo aplaudiu, abanou com ramos de oliveira e estendeu mantos no chão para que ele passasse por cima”, conta.
LEIA TAMBÉM: Gazeta explica: Corpus Christi é feriado ou ponto facultativo?
Publicidade
Os tapetes são feitos cuidadosamente com o uso de vários materiais, como areia colorida, serragem, flores, tampinhas, entre outros. “Fazemos esse trabalho para que Jesus seja homenageado passando pelos tapetes coloridos”, observa Lucia.
Ela relembra que iniciou a atividade em 1988, incentivada pelo então bispo dom Alberto Etges, sendo a primeira a realizar esse trabalho na Catedral. “Ele lembrava que em muitos lugares esses tapetes eram feitos em homenagem a Jesus. Então, eu pensei comigo: ‘será que não poderíamos fazer alguma coisa assim também?’. No ano seguinte, eu fiz o primeiro tapete. Foi bem simples, não tínhamos ainda experiência, mas ao longo dos anos fomos aperfeiçoando cada vez mais”, relata.
A ornamentação na igreja contou também com o trabalho da ilustradora Luíza Buzatto. Ela foi a responsável por preparar o painel que fica bem em frente ao altar da Catedral. Neste ano, os tapetes terão início dentro da Catedral São João Batista, seguirão pela frente da igreja e se estenderão até a calçada. Os trabalhos devem ser concluídos até esta quarta-feira, 7.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Quase 100 mil veículos devem passar pela RSC-287 neste feriadão
Além dos tradicionais tapetes coloridos, também será feito o chamado tapete solidário, em que fiéis podem doar um quilo de alimento não perecível. Os itens arrecadados serão distribuídos entre famílias em situação de vulnerabilidade. Quem não puder comparecer no dia pode entregar as doações na própria Catedral.
Comarca de Venâncio Aires
Publicidade
Comarca de Linha Santa Cruz
Comarca de Candelária
Comarca de Rio Pardo
Publicidade
Comarca de Encruzilhada do Sul
*Colaborou John Kaercher Machado
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.