A programação de Carnaval começou com o Bailinho da Borges, em Santa Cruz do Sul, no fim de semana passado, e termina só no próximo sábado, 17, com o desfile das escolas de samba. O evento promete levar muita animação e beleza para a Rua Marechal Floriano, a partir das 20h30. E os preparativos para que tudo ocorra da melhor forma possível estão intensos nos pavilhões do Parque da Oktoberfest.
Quatro agremiações optaram por utilizar um dos pavilhões para produzir suas alegorias e os carros, sob coordenação do cenógrafo Sérgio Ávila. São elas a Império da Zona Norte, que vai tratar do Bicentenário da Imigração Alemã; Unidos de Santa Cruz, com o tema Magia do Baobá, a árvore da vida, uma lenda africana; a Acadêmicos do União, com os Sete Pecados Capitais; e a Imperatriz do Sol, que homenageará a Liga de Integração do Futebol Amador de Santa Cruz (Lifasc). A Imperadores do Ritmo, que se prepara no Pavilhão 3, fará uma homenagem ao movimento sindical, com o lema Um levante em vermelho e branco.
Antes, neste sábado, 10, será realizado o CarnaElétrico dentro do SantaFolia 2024. A programação iniciará às 17h30, com a concentração de blocos e do público em geral na Praça Getúlio Vargas, no Centro da cidade. Na sequência, às 18h30, ocorrerá a partida do Trio Elétrico, de cima de um caminhão, com Jorjão e Banda animando o público, que seguirá pela Rua Marechal Floriano até a Galvão Costa, na altura do Monumento ao Imigrante. No local, junto à Praça da Cultura, ocorrerá o show da Banda Império da Lã. Haverá estrutura composta por tendas gastronômicas e comercialização de bebidas, e a festa seguirá até 0h30.
Publicidade
A principal rua da cidade, a Andrade Neves, já entrou no clima da festa e deu lugar à Avenida Gogoia, em homenagem à carnavalesca Maria da Glória, já falecida. Neste ano, serão três escolas de samba que irão desfilar em busca do título. O ensaio técnico das agremiações foi realizado na noite de quinta-feira.
Neste sábado, a programação começa às 20 horas, com a descida da corte do Carnaval acompanhada da Banda Bébi. Logo em seguida, a Candangos pisa na avenida. A evolução da vermelho e branco está marcada para as 21 horas.
A escola Realeza da Vila será a próxima a colorir a Avenida Gogoia. Ela irá desfilar às 22h20. Antes da meia-noite, a Embaixadores do Ritmo é quem leva a magia do Carnaval para a rua, a partir das 23h40.
LEIA TAMBÉM: Ensaio técnico dá a largada do Carnaval de Rio Pardo
Publicidade
Também tradicionais na Cidade Histórica, os desfiles dos blocos serão neste domingo. Quatro entidades disputam o título. A programação tem início às 21 horas, com o São João Menino. Mais tarde, às 22 horas, quem alegrará os foliões é o bloco Tentação. Depois será a vez do grupo Mãos do Samba, às 23 horas. O bloco O Cupido será responsável por encerrar a atividade à meia-noite. Após a passagem dos blocos, o Carnaval popular começa à 1 hora, com a Banda Shine.
Na segunda-feira, a festa será retomada às 20 horas, com a descida da corte e Banda Bébi. Os blocos de camiseta invadem a Avenida Gogoia, às 22 horas. A festa segue com o Carnaval popular a partir da 0h30. Já na terça-feira, a programação também inicia com a descida da corte, às 21 horas, e continua com a festa de rua, às 22 horas. A apuração dos resultados dos desfiles das escolas será na quarta-feira, às 15 horas.
LEIA TAMBÉM: Após três anos, Carnaval volta a realizar competições em Rio Pardo
Publicidade
Transmissão ao vivo
A Rádio Rio Pardo FM 103,5 irá realizar uma transmissão ao vivo dos desfiles das escolas de samba de Rio Pardo na noite deste sábado, a partir das 19 horas. O público poderá acompanhar a live pelo Facebook ou YouTube do Portal Gaz.
A terra do chimarrão terá duas noites de desfiles. A programação de Venâncio Aires começa neste sábado, às 20 horas. Três escolas de samba levarão a magia do Carnaval para a Rua Osvaldo Aranha.
A abertura será conduzida pela corte municipal – o Rei Momo Valdir Ferreira, a rainha Tábata Andrieli e as princesas Larissa Oliveira e Jéssica Kist. Em seguida haverá a passagem das cortes do interior, adulta e infantil e dos blocos da Associação Carnavalesca do Interior de Venâncio Aires (Aciva).
Publicidade
Neste sábado, a primeira escola a desfilar será a Fiel Tribo Guarani, seguida da Acadêmicos do Samba Négo e encerrando com a Unidos da Vila Freese. A segunda noite de desfiles será na segunda-feira, também às 20 horas. Pisam na avenida, na seguinte ordem: Unidos da Vila Freese, Fiel Tribo Guarani e Acadêmicos do Samba Négo. A Prefeitura estima que 20 mil pessoas devem acompanhar o evento nas duas noites.
Para o bom andamento da festa, haverá mudanças no trânsito. Neste sábado e na segunda-feira, o tráfego de veículos será interrompido a partir das 17 horas, tanto da Rua Osvaldo Aranha, trecho da XV de Novembro até a Jacob Becker, como também das quadras que se ligam à rua principal nesse trajeto. Para quem não conseguir acompanhar as agremiações presencialmente, a Prefeitura fará transmissão ao vivo pelo Facebook (www.facebook.com/prefavenancio).
Encruzilhada do Sul já se encontra no clima da festa popular. Com expectativa de reunir um público de 5 mil pessoas nos quatro dias, a comemoração iniciou na sexta, na Praça Central, e segue neste sábado e domingo, a partir das 20 horas.
Publicidade
A diversão nos dois dias fica por conta da corte carnavalesca e da volta dos desfiles das escolas de samba e dos blocos Bar da Jake e As Serpenteadas, além da bateria da Tia Pretinha. O último dia para os foliões curtirem o Carnaval será na próxima terça-feira, a partir das 20 horas, com o Musical Trio e Cantos. Logo mais, às 22 horas, a Banda Pandora é quem anima o público.
LEIA TAMBÉM: Muamba abre a programação de Carnaval nesta sexta-feira
Candelária terá a volta da programação de Carnaval na segunda-feira, às 22 horas. A festa vai ocorrer na Rua Coberta, com animação da cantora Glê Duran, Grupo Presença e DJ Felipe Glasenapp. A entrada será gratuita.
Também no sábado ocorrerá o retorno do Carnaval de rua de Passo do Sobrado. A programação vai iniciar às 20h30, com desfile pela Rua Rodolfo Antônio Bruckner. A apresentação será da escola de samba Unidos do Passo, com participação de trio elétrico e escolas de samba da região. A festa segue na Praça da Emancipação, com muita música, alegria e diversão ao som do Grupo Presença.
Já o Carnaval fora de época vai ser realizado em Pantano Grande. Serão três dias de festa que incluem desfiles de rua, praça de alimentação, Carnaval infantil e shows do Carnaval popular no Calçadão da Praça. A programação terá início no dia 8 de março, às 22 horas, na Praça Central Érico Raabe, com o Carnaval popular. A animação será feita pelo Grupo Fandangaço. No sábado, 9, haverá o desfile de escolas de samba convidadas e blocos de rua. No domingo, 10, às 16 horas, a festa será animada com Matinê e o Grupo Fandangaço.
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.