VEJA OS RESULTADOS
- Veja a lista de deputados estaduais eleitos no Rio Grande do Sul
- Confira a lista dos deputados federais eleitos no Rio Grande do Sul
- Luis Carlos Heinze e Paulo Paim são eleitos para o Senado pelo Estado
- Rio Grande do Sul terá segundo turno com disputa entre Leite e Sartori
- Bolsonaro e Haddad disputam o 2º turno das eleições
Os brasileiros vão voltar às urnas no próximo domingo, 7, para eleger os mandatários do país e dos estados, além dos futuros integrantes dos parlamentos estaduais e federal. No Rio Grande do Sul, aproximadamente 800 pessoas disputam um lugar nas 55 cadeiras na Assembleia Legislativa destinadas aos Deputados Estaduais. A categoria obedece ao sistema proporcional, o que significa que não necessariamente os candidatos mais votados serão os eleitos. A definição se dá a partir de dois fatores.
Publicidade
O primeiro é o quociente eleitoral, calculado a partir da divisão do número de votos válidos registrados no pleito pelo número de vagas em disputa. Um exemplo: se na eleição para deputado federal fossem registrados 3,1 milhões de votos válidos, o quociente eleitoral, considerando as 31 vagas, seria de 100 mil.
O segundo fator é o quociente partidário, que define quantas cadeiras cada partido ou coligação tem direito a ocupar. É calculado a partir da divisão do número de votos válidos dados ao partido/coligação pelo quociente eleitoral. Assim, um partido que somou 200 mil votos válidos teria direito a duas cadeiras, considerando o quociente eleitoral de 100 mil. A partir daí, as vagas a que o partido tem direito são distribuídas entre os candidatos melhor colocados.
Confira a lista:
Publicidade