O Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz recebeu nessa quinta-feira, 19, a 5ª Conferência Municipal de Cultura de Santa Cruz do Sul. O evento teve realização da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Cultura. Reuniu dezenas de pessoas que, durante a manhã, participaram de uma apresentação das ações culturais realizadas no município.
LEIA TAMBÉM: Conferência Municipal debate sobre o setor da cultura
À tarde, os participantes foram divididos em grupos temáticos que discutiram e elaboraram propostas que serão encaminhadas à Conferência Estadual, em dezembro. Eles escolheram os delegados que representarão Santa Cruz do Sul na etapa estadual e levarão consigo as propostas discutidas. A iniciativa teve como objetivo integrar a comunidade em torno do assunto.
Publicidade
O secretário municipal de Cultura, Marcelo Corá, disse que o momento foi muito especial em razão da contribuição para a área. Ele também comentou o tema da conferência que, nesta edição, era Democracia e Direito à Cultura.
LEIA MAIS: Conferência municipal propõe debate sobre democracia e cultura
“Não se tem cultura na sua pluralidade completa se não tivermos um ambiente democrático”, afirmou em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM. Corá explicou que a discussão em torno de diversos eixos culturais vai ajudar que novas políticas públicas em relação ao tema se estabeleçam em âmbito nacional.
Publicidade
A prefeita Helena Hermany participou do evento e afirmou estar feliz pela diversidade de iniciativas culturais no município. Ela enfatizou que é necessário continuar realizando mais ações dentro desse movimento na cidade. “Olhando para essas pessoas, vejo que é isso que está acontecendo. Meu desejo é que aconteça cada vez com mais intensidade”, apontou.
LEIA TAMBÉM: Recursos pela Lei de Incentivo à Cultura já superam R$ 66 milhões em 2023
Mais políticas públicas
A conferência teve como objetivo atingir o maior número de pessoas do meio cultural, segundo o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Jacson Fabiano Franco. “A conferência traz mais conhecimentos para as pessoas, e nosso intuito é que isso resulte em mais políticas públicas em diversos âmbitos”, salientou. Como exemplo, citou as melhorias realizadas desde a implantação da Secretaria de Cultura, como as obras no Parque de Eventos, a criação do projeto do Mercado Público de Santa Cruz e o aumento da realização de eventos na cidade.
Publicidade
Conforme Franco, o maior desafio é atingir um público maior dentro da cultura, para que mais pessoas participem do conselho e das setoriais, contribuindo para novas políticas públicas. “Queremos que as pessoas não nos busquem sempre na hora que precisam, mas que mantenham uma constante no movimento cultural.”
Colaborou John Kaercher Machado
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!