Direitos Humanos, democracia e descolonização: contribuições da tradição de matriz africana e afro-umbandista. Esse é o tema da Conferência Municipal do Povo de Terreiro, que acontece neste sábado, dia 3, no auditório da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), no bloco 18. O evento é uma realização do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e a participação é aberta a todas as pessoas.
A programação terá início às 8 horas, com o credenciamento e a ambientação dos participantes. Na sequência será realizada a abertura oficial, com fala da prefeita e demais autoridades locais e estaduais. Após será apresentada a programação do dia e votado o Regimento Interno. Ainda no turno da manhã haverá a palestra intitulada “Nossa cultura popular afro-brasileira” e uma apresentação de capoeira.
LEIA TAMBÉM: Povo de Terreiro elege novos delegados para Conferência Estadual
Publicidade
À tarde a programação segue com os trabalhos em grupo, discussão e sistematização de ações afirmativas para Santa Cruz do Sul, a partir de três eixos temáticos:
- I) Violências históricas, desigualdades estruturais: o debate atual sobre justiça civilizatória;
- II) Afrocentricidade, etnodesenvolvimento, saberes e territórios do povo de terreiro. Políticas transversais;
- III) Valores e perspectivas para a descolonização da democracia. Organização e participação política.
A partir das 15 horas começa a plenária para apresentação da síntese dos trabalhos e propostas de cada grupo. Às 16h45 está prevista a eleição dos delegados e delegadas para participação na Conferência Estadual do Povo de Terreiro RS. O encerramento com apresentação da carta de compromissos e ações afirmativas de Santa Cruz do Sul será às 17 horas.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!