Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Conferência Municipal aborda direitos de crianças e adolescentes

Foto: Alencar da Rosa

Reunidos em evento na universidade, interessados na temática debateram as iniciativas necessárias para proteção dos menores

Durante a manhã e o início da tarde dessa sexta-feira, 2, o anfiteatro do bloco 18 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebeu a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).

O tema central do evento foi a situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia de Covid-19, abordando violações e vulnerabilidades; ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade. Participaram instituições ligadas ao Comdica e à rede de proteção, bem como representantes municipais.

O presidente do Comdica, Eberson Pereira Gonçalves, classificou o dia como especial, por proporcionar um momento de reflexão. “A importância da conferência se dá pela oportunidade de que crianças e adolescentes possam interagir com a rede e também expor suas ideias”, afirmou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Encontro prepara propostas para a Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Gonçalves ressaltou a importância de citar o cenário pandêmico dentro da temática. “A pandemia nos deixou seus lastros, assim como muitas mensagens. Por isso, é fundamental que possamos ouvir as mensagens daqueles que de fato serão o futuro da nossa sociedade”, destacou.

Além do debate em torno do assunto, o evento apresentou os novos delegados que vão representar Santa Cruz na conferência do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedica), prevista para o próximo ano.

Publicidade

Políticas públicas

Psicóloga Dóris Soares foi painelista

Conforme Dóris Soares, psicóloga formada pela Unisc e painelista na conferência, a proposta da discussão abrange as realidades do pós-pandemia em diferentes âmbitos na vida de crianças e adolescentes. “A conferência dialoga com pequenos grupos para poder definir algumas ações. Pensar, planejar e indicar para o Município quais são as necessidades hoje nas áreas da assistência, educação, segurança pública, enfim, tudo que atinge as crianças e os adolescentes”, explicou Dóris.

Ela afirmou que é necessário pensar principalmente nos recursos financeiros para manutenção das políticas públicas e das garantias para esse público. “Apesar dos cortes nos últimos anos, Santa Cruz do Sul tem se reorganizado para manter um atendimento adequado e buscar soluções para algumas situações.”

* Colaborou o repórter John Kaercher Machado.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.