Cerca de 300 pessoas participam nesta terça-feira, 2, da 7ª Conferência Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul. A atividade está sendo realizada na Câmara de Vereadores e segundo uma das integrantes da comissão organizadora do evento, Denise Henriqson, além de trabalhadores da área, um número expressivo de usuários do SUS está participando da programação.
Neste ano, a conferência tem como tema central “Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”. De acordo com Denise, esse é um momento para tratar de questões relacionadas à área e refletir sobre qual tipo de saúde o município quer ter. “Isso aqui é a reunião de condomínio do SUS”, exemplifica.
Programação
Durante a manhã, depois da abertura oficial, foi realizada uma mostra municipal de saúde com apresentação de experiências. Após esse momento, seis painelistas explanaram sobre o tema central da conferência e em seguida teve início o debate sobre os assuntos apresentados.
Publicidade
No turno da tarde, serão promovidos grupos de trabalho para a discussão de propostas que serão votadas e encaminhadas para a Conferência Estadual de Saúde. Os participantes credenciados serão divididos em três grupos para a discussão dos seguintes eixos: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); e Financiamento adequado e suficiente para o SUS.
Por volta das 15h45 será realizada a plenária final com a leitura e votação das propostas elencadas por cada um dos grupos. Quatro apontamentos vão compor a proposta de Santa Cruz do Sul durante a Conferência Estadual de Saúde, que depois seguirá, também, para a instância federal. Durante a tarde ainda acontecerá a eleição dos delegados, titulares e suplentes, que representarão Santa Cruz do Sul nas conferências estadual e nacional, realizadas nos meses de maio e agosto, respectivamente. Os delegados representam os seguintes segmentos: usuários, trabalhadores do Sus, prestadores de saúde (que na iniciativa privada fazem a complementação das ações do SUS) e gestores de Saúde.
Publicidade
This website uses cookies.