Queridinho dos santa-cruzenses, o Parque da Gruta ganhou novos ares com a recente revitalização do restaurante e outras melhorias feitas nos últimos anos. Mas ainda existem alguns problemas. Uma leitora da Gazeta do Sul, por exemplo, queixa-se das condições das trilhas – por sinal, um dos principais atrativos do local.
A situação mais problemática fica na trilha que leva a uma cachoeira no interior da mata. A entrada para o percurso fica acima do lago próximo à roda d’água, e não tem placas informando o trajeto. A Prefeitura chegou a pôr faixas para interditar parte do caminho, mas a sinalização foi removida e pedaços de madeira foram colocados no chão para facilitar a passagem sobre o barro.
LEIA MAIS: Mudanças aumentam número de visitantes no Parque da Gruta
Publicidade
No entanto, mesmo ultrapassando o limite demarcado, os visitantes não conseguem avançar muito, pois a escadaria que levava à cachoeira foi parcialmente desmontada e o que sobrou dela está desmoronando, tomado por limo e vegetação.
Seguindo pelo outro lado da trilha – que não está interditado e leva até as saídas acima da roda d’água e no início do parque, próximo ao lado principal – há uma ponte, cuja estrutura de madeira também está se desfazendo. O restante da trilha não tem área construída, mas parece não receber manutenção e está cada vez mais fechado pelo avanço da vegetação, inclusive com galhos caídos.
O secretário municipal de Transportes, Gérson Vargas, garantiu que as trilhas com problemas vão passar por manutenção. “Estamos fazendo todas. Só que o clima não está ajudando.”
Publicidade
LEIA MAIS: Voluntários realizam trilha e recolhem lixo no Parque da Gruta
Publicidade