A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça reformou, por unanimidade, a condenação por improbidade administrativa do ex-prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, na ação referente ao episódio em que a então vice-prefeita Helena Hermany foi forçada a deixar o gabinete que ocupava, em março de 2019. O julgamento ocorreu na última quinta-feira, 15, em Porto Alegre.
O incidente, que selou o rompimento político de Telmo e Helena após duas eleições vitoriosas, se deu um dia após a então vice ser demitida do cargo de secretária municipal de Habitação. Na ocasião, ela formalizou uma denúncia contra Telmo no Ministério Público. Telmo havia sido condenado em primeira instância em novembro daquele ano a pagar multa. A defesa, porém, recorreu ao TJ.
RELEMBRE:
- Promotoria vai processar Telmo e Vanir por improbidade
- Justiça determina que Telmo pague multa no caso da vice-prefeita
- Helena se manifesta sobre condenação de Telmo
No julgamento da semana passada, o desembargador relator, Eduardo Delgado, considerou a entrada em vigor da nova Lei de Improbidade Administrativa no ano passado, que incluiu a exigência de comprovação de má-fé para que uma pessoa seja condenada. Conforme o advogado de Telmo, Léo Schwingel, a decisão é “uma homenagem ao legado e a vida pública proba e honrada” do ex-prefeito. Nesta terça-feira, 20, completa-se dois anos do falecimento de Telmo.
Publicidade
Já o promotor de Defesa Comunitária, Érico Barin, autor da ação contra Telmo, disse que a decisão “retrata apenas um dentre milhares de ações de improbidade que estão sendo julgadas improcedentes ou fulminadas antes do julgamento em virtude das alterações que o legislador inseriu na lei.”
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade