Coloque o chapéu de palha, vista uma camisa quadriculada e não esqueça da maquiagem. Qualquer detalhe poderá fazer a diferença na primeira edição do concurso Traje Caipira. A competição será uma das protagonistas do Arraial Santa Cruz e promete arrancar gargalhadas do público que se deslocar ao pavilhão 2 do Parque da Oktoberfest amanhã e domingo.
Conforme a assessora administrativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Silvani Frantz, o concurso foi organizado com o objetivo de mobilizar os participantes da festa para que entrem no clima caipira. “Além de ser mais uma atração, a ideia da competição é motivar as pessoas para que compareçam caracterizadas”, explica.
As inscrições para o concurso deverão ser feitas na barraca identificada das 15 horas às 18 horas amanhã ou das 14 horas às 15 horas no domingo. Os competidores da brincadeira deverão comparecer à tenda às 15 horas do domingo para participar do desfile, momento em que o grupo de jurados irá avaliar figurino e adequação ao tema junino. Serão quatro categorias – masculino e feminino infantil (2 a 13 anos) e masculino e feminino adulto (14 anos em diante). Os vencedores serão conhecidos às 16 horas e receberão faixa e troféu.
Publicidade
A festa
Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, o Arraial Santa Cruz conta com o apoio da Gazeta Grupo de Comunicações e tem como objetivo auxiliar entidades culturais e beneficentes do município. A atividade, destinada a toda a família, vai começar no sábado, a partir das 14 horas, e seguirá até as 22 horas. Já no domingo, o arraial ocorrerá das 14 horas às 20 horas. A entrada é gratuita e toda a comunidade está convidada a participar. Vão vender lanches e bebidas a Liga Feminina; JeF’s Studio de Dança; ONG Foco Empreendedor; CTG Lanceiros de Santa Cruz; Associação Genoma Santa Cruz; Open Extreme e Chacais; Grupo de Dança Crew e Sandrinho Hip Hop e Grupo Teatral Inspirados. Quem não quiser abdicar do chimarrão também poderá levar cuia e bomba, pois a erva-mate ficará por conta da Ervateira Santa Cruz. Já a maquiagem caipira será tarefa da DiLarouffe. Toda a verba arrecadada será revertida para os projetos e ações das entidades.
SERVIÇO
Publicidade
Arraial Santa Cruz
Sábado: das 14 às 22 horas
Domingo: das 14 às 20 horas
Local: Pavilhão 2 do Parque da Oktoberfest
Pesquisa fornece dicas para compor o figurino
De acordo com a pesquisa feita pelo Departamento de Cultura e Turismo, no vestuário típico das festas juninas (tradição rural) homens usam terno com paletó mais comprido, calça justa, colete, camisa de colarinho duro, gravata de laço e botinas. Já as mulheres abusam do vestido com estampas florais, mangas bufantes e laçarotes no cabelo. Quanto mais cor, melhor. Enquanto isso, nas festas rurais, os homens costumam vestir calças com remendos, camisa xadrez, lenço no pescoço e chapéu de palha. Botinas fazem parte da indumentária. As mulheres também usam vestidos de chita com estampas florais de cores vivas. Os laços de fita dão o toque final nos cabelos.
Publicidade
Participantes
Participam do Arraial Solidário os empreendimentos Cirass Agência de Viagens, SatCenter Sky, Marco Aurélio Cabeleireiro, Ivana Espaço de Saúde, Elaine Cabeleireira, Morena Rosa, Closett Boutique, Protege, Laboratório Wolkmer, Landswatter, Love Brands, Panta Odontologia, Pantur, Dona Coruja, Sociedade Ginástica, Dr.Shape e Julia Camargo Acessórios.
Publicidade