Santa Cruz do Sul terá, neste ano, a segunda edição do concurso Miss e Mister Diversidade. A primeira edição aconteceu em 2019, mas em formato diferente do apresentado para 2021: desta vez, haverá avaliação por jurados e desfile, enquanto no passado foi realizada apenas votação popular, pela internet. O evento acontecerá no dia 16 de outubro, no Taps Eventos, no Distrito Industrial. A realização é do Conselho da Diversidade de Santa Cruz do Sul (Comudi).
Podem se inscrever todas as pessoas naturais e/ou moradoras de Santa Cruz do Sul, que se identifiquem como integrantes da comunidade LGBTQIA+ e que tenham mais de 16 anos (menores de idade precisarão de autorização dos responsáveis legais). São cinco categorias: Miss Diversidade, Miss Trans Diversidade, Miss Lésbica, Mister Diversidade e Mister trans Diversidade. As inscrições podem ser realizadas até o dia 4 de outubro, com o preenchimento de uma ficha e o pagamento do valor de R$ 100,00. As fichas de aplicação podem ser solicitadas via WhatsApp nos telefones (51) 9 9631 2218 (Ruben) e (51) 9 8023 4867 (Mirella).
LEIA MAIS: Dia do Orgulho LGBTQIA+ é data para lutar e celebrar
Conforme o presidente do Comudi e organizador do concurso, Ruben Quintana, o evento não se resume à beleza, e sim à representatividade e visibilidade LGBTQIA+. “Além de beleza estética, critérios como engajamento na comunidade LGBTQIA+, harmonia, desempenho e conhecimentos gerais serão considerados”, disse Quintana. O concurso será aberto à população santa-cruzense, respeitando a limitação de público e protocolos sanitários exigidos em função da pandemia de Covid-19.
Publicidade
No dia do evento, as atividades devem começar às 11 horas, com recepção dos candidatos, jurados e patrocinadores, seguido de almoço de integração, ao meio-dia. Estão previstas atividades de mentoria, reunião e ensaio de passarela entre 13 e 14 horas. Depois, serão iniciadas as entrevistas com os candidatos, divididos entre as cinco categorias, com cinco minutos de duração. Às 19, deve ser realizado um coquetel, seguido do início do desfile, às 20 horas. A previsão é de divulgação do resultado por volta da meia-noite.
LEIA TAMBÉM: Literatura: a diversidade nas páginas dos livros
Os novos eleitos serão agraciados com faixas e mimos, recebendo os títulos da atual corte, formada pela Miss Diversidade Angelina Heck, Miss Trans Diversidade Cristina Carmo e Mister Diversidade Henrique Almeida. “A nova corte deverá representar a comunidade LGBTQIA+ em suas atividades e também dentro da comunidade geral. Uma das atividades será representar o município na final que ocorre em novembro na cidade de Cruz Alta”, destacou Quintana.
O corpo de jurados, segundo a organização, será composto por pessoas engajadas na comunidade LGBTQIA+, além de empresários e personalidades dos concursos de beleza, mas os nomes devem permanecer em sigilo até o dia 16 de outubro. O evento é uma realização do Comudi, com apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, além de patrocinadores e apoiadores ainda a serem confirmados.
Publicidade