O Comitê Tributário Permanente de Santa Cruz do Sul realizou nessa quinta-feira, 23, a premiação dos vencedores da 8ª edição do Concurso de Redação Tributação e Cidadania, que possuía como tema Educação Financeira. O evento ocorreu no auditório do Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Além da premiação, foi apresentada a palestra sobre o tema Educação Financeira: como desenvolver?, ministrada por Cristiane Teresinha Domingues de Souza, contadora e conselheira do Conselho Regional de Contabilidade (CRCRS).
Nessa edição, 104 redações foram avaliadas pela Academia de Letras de Santa Cruz do Sul (Alesc) em aproximadamente 40 escolas nos municípios de Montenegro, Rio Pardo, Santa Cruz, Venâncio Aires e Vera Cruz, envolvendo mais de 2,5 mil alunos e professores. Um dos representantes do Comitê Tributário Permanente, Ricardo André Machado, destacou a felicidade pela participação das escolas.
LEIA TAMBÉM: Dia do Contador: o profissional dos números e das atualizações constantes
Publicidade
O Concurso de Redação Tributação e Cidadania é promovido pelo Comitê Tributário Permanente de Santa Cruz do Sul, formado por um conjunto de entidades e agentes públicos. Uma dessas instituições é a Unisc, por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do curso de Ciências Contábeis.
O reitor da Universidade, Rafael Frederico Henn, ressaltou a importância do projeto para a educação. “São dois temas fundamentais, a educação financeira e a escrita. Duas competências muito importantes para qualquer profissional que deseja ser bem-sucedido”, disse.
LEIA TAMBÉM: Educação financeira nas escolas
Publicidade
O concurso destinou-se a estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, devidamente matriculados em escolas públicas e particulares de Montenegro, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz.
A competição envolveu estudantes e professores e teve como objetivo despertar o interesse por temas pertinentes à tributação, tais como as noções de ética, cidadania e controle social sobre a aplicação de recursos públicos.
LEIA TAMBÉM: Organização financeira: entenda como você pode ficar no controle do seu dinheiro
Publicidade
Além da Unisc, o comitê é composto pela Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul (ACI); Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp); Associação dos Jovens Empreendedores de Santa Cruz (Ajesc); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Santa Cruz do Sul; Prefeitura de Santa Cruz do Sul; Receita Federal; Receita Estadual; Sociedade das Empresas Imobiliárias de Santa Cruz do Sul (Seis); Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo (Sincotec-Varp); Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco); e a ONG João da Silva. Os integrantes se reúnem para debater temas vinculados à tributação e a aplicação de recursos públicos.
LEIA TAMBÉM: Em busca do equilíbrio entre bem-estar e vida financeira
Pela subjetividade avaliativa, conteúdo descrito na redação, conhecimentos pessoais atribuídos e valores como cidadão, a comissão da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul (Alesc) e o Comitê Tributário Permanente de Santa Cruz do Sul decidiu atribuir duas menções honrosas neste concurso:
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.