Regional

Concurso cultural do Cisvale vai reunir estudantes de 17 municípios

O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) recrutou os secretários municipais de Educação e membros da Câmara Setorial do Meio Ambiente dos 17 municípios que fazem parte do consórcio para elevar o envolvimento do Vale do Rio Pardo com a preservação ambiental.

A partir de 15 de março, serão abertas as inscrições do concurso cultural para criação do slogan – o lema da Agenda Ambiental Cisvale 2030 – em uma ação que irá envolver alunos de todas as idades, das escolas municipais, estaduais e particulares.

LEIA TAMBÉM: Cisvale fará concurso para definir slogan da agenda ambiental 2030

Publicidade

Esse projeto foi apresentado no auditório do Centro Administrativo da Sicredi Vale do Rio Pardo, na manhã de sexta-feira, 23. Assim, a instituição passa a fazer parte do rol de parceiros da Agenda Ambiental Cisvale 2030, como apoiadora da criação do slogan.

Cada escola deverá promover uma seleção interna, estabelecendo critérios de participação e seleção, para escolher entre todos os trabalhos realizados em sala de aula aquele que será submetido à comissão especial de avaliação que será criada pelo Cisvale.

LEIA MAIS: Cisvale apresenta Plano Socioambiental para o Vale do Rio Pardo

Publicidade

O presidente do Cisvale, Gilson Becker, ressalta a expectativa da retomada do projeto de maneira efetiva com o reinício do ano letivo. “Nossa agenda ambiental tem como objetivo propagar as ações de preservação e valorizar, inclusive aquilo que já é realizado em vários municípios de uma forma excelente. Além dessas iniciativas individuais, queremos ampliar e dar visibilidade às ações da nossa carta de princípios e projetos lançados no ano passado.” Becker destacou a importância da adesão da Sicredi Vale do Rio Pardo, como parceira.

Para o presidente da cooperativa, Heitor Petry, a causa ambiental faz parte da prática da instituição, pois a própria operação da Sicredi nos municípios da região está ancorada nos pilares da sustentabilidade.
“Hoje apoiamos vários projetos regionais, como as cooperativas escolares, que atuam diretamente nos vieses da educação e desenvolvimento sustentável. Acreditamos que não há outra forma de promover a sustentabilidade sem envolver, de forma direta, a educação”, comentou o dirigente.

Gincana regional terá foco na sustentabilidade

Com foco na coleta de resíduos sólidos, um dos principais problemas ambientais do planeta, a gincana regional Forças Pela Sustentabilidade será uma das grandes ações deste ano, conforme explica Gilson Becker. “Essa competição irá criar um ambiente propício para a aprendizagem, permitindo que os alunos compreendam o impacto dos resíduos sólidos no meio ambiente e incentivando-os a adotar práticas sustentáveis em suas vidas”, disse.

Publicidade

LEIA MAIS: Cisvale apresenta carta de princípios ambientais; veja o que diz

A coleta e a arrecadação dos resíduos serão direcionadas para os materiais que têm potencial de reciclagem. “A ideia é criar workshop e eventos para tratar sobre a separação, coleta e destinação final. Iremos buscar parceiros que trabalham com esses resíduos e mostrar à comunidade como podem ser feitas a reciclagem e ressignificação desses materiais”, ressaltou Becker.

A atividade vai ser lançada ainda neste ano. A intenção é associá-la à Semana do Meio Ambiente, celebrada no início do mês de junho. Conforme o presidente da Câmara Setorial de Meio Ambiente do Cisvale, Ricardo Konzen, o município de Vera Cruz – considerado a Capital da Gincana – realiza de forma paralela uma gincana ambiental, em junho.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.