O problema que envolve o limite entre os municípios de Santa Cruz e Venâncio Aires está mais próximo de ser revolvido. A situação atinge diversas localidades que, embora sejam consideradas como território de um município, estão em outro nos mapas do IBGE. A Prefeitura de Santa Cruz concluiu o trabalho de campo que foi realizado para identificar como está a divisa hoje e sobre como deveria ser. O prefeito em exercício e secretário do Planejamento, Elstor Desbessell, revela que o levantamento foi mais complicado do que se imaginava.
LEIA TAMBÉM: Impasse sobre limites entre Santa Cruz e Venâncio Aires dura quase uma década
“Começou em Monte Alverne, veio por Linha Araçá, Linha Eugênia, Quarta Linha Nova Baixa, Seival, Linha Armando. Atualmente, todas as propriedades foram visitadas e os levantamentos estão concluídos. Hoje, uma equipe dentro da secretaria está fazendo os relatórios e documentos finais e a gente espera que essa novela possa, agora em 2023, ser encerrada”, afirma.
Publicidade
Após a conclusão dos relatórios, o governo pretende fazer uma audiência pública. A intenção é revelar o que apontou o relatório e dar ciência aos moradores das regiões afetadas. O trabalho envolve relatórios completos de quem possui terras nas localidades atingidas, além de escrituras das propriedades. O passo seguinte é o envio da proposta de correção para a Assembleia Legislativa. Cabe aos deputados estaduais transformar a demanda em lei para que as divisas entre Santa Cruz e Venâncio Aires sejam corrigidas.
O problema foi identificado em 2012. Na época, um recurso para pavimentação em Seival não pode ser utilizado porque foi liberado para Santa Cruz. No entanto, quando o município tentou aplicar o recurso, descobriu que parte da região constava como território de Venâncio Aires.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.