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Concessão da RSC-287: quatro empresas estão na disputa

Quatro empresas apresentaram interesse em administrar a RSC-287 pelos próximos anos. As companhias entregaram os envelopes com garantia, proposta de tarifa e demais documentos nessa segunda-feira, 14, dando início ao processo de leilão da concessão da rodovia. Conforme o Secretário Extraordinário de Parcerias do Governo do Estado, Bruno Vanuzzi, há três empresas brasileiras e uma estrangeira na disputa. As interessadas em administrar a rodovia pelos próximos 30 anos são CCR S.A., Conasa Infraestrutura S.A., Consórcio Integrasul e o Consórcio Via Central.

A CCR é paulista e já possui a concessão de diversas rodovias no país. No Estado, ela atua na Freeway, na BR-386, na Rodovia do Parque e na BR-101. A Sacyr é espanhola e está presente em obras e empreendimentos em mais de 30 países. Ela integra o consórcio Via Central, formado pela Sacyr Concessões e Participações do Brasil Ltda. e pela Sacyr Concessiones S.L. No Brasil, ela atua na ampliação do metrô de São Paulo.

A Conasa e o Consórcio Integrasul são do Paraná. A Conasa Infraestrutura está presente nas áreas de saneamento, energia, rodovias e serviços. Já o Consórcio Integrasul é formado pelas empresas Silva & Bertoli Empreendimentos e Participações Societárias S.A. e pela Gregor Participações LTDA. “Temos um contingente de grupos interessados bem diversificado, o que é um bom sinal. Temos empresas grandes brasileiras, empresas em crescimento e um gigante internacional”, disse Bruno Vanuzzi, em entrevista à Rádio Gazeta. “O número é considerado um sucesso do projeto. Teremos uma competição acirrada, ao que tudo indica.”

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O primeiro dos envelopes apresentados, que já passa por análise nesta terça-feira, 15, é o que contém uma garantia financeira de R$ 27 milhões. Depois da conferência e aprovação destes documentos, similares ao tradicional “caução”, será aberto o envelope com a proposta de tarifa base dos pedágios da rodovia – o valor máximo é de R$ 7,37. Conforme Vanuzzi, é neste momento que as empresas podem sair à frente das concorrentes, se utilizarem da estratégia de garantir o máximo desconto já de largada. 

Isso acontece porque só passam para a fase final, do leilão, as empresas que tiverem propostas até 10% acima da melhor colocada. Ou seja, caso apresente uma proposta de valor muito baixo, um dos grupos interessados pode eliminar toda a concorrência para a fase do leilão. “Com isso, promovemos uma antecipação da melhor proposta e, depois, na fase de lances verbais, teremos uma disputa mais acirrada”, comentou o secretário. 

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A licitação deve exigir não apenas uma qualidade técnica da empresa vencedora, mas também uma grande capacidade financeira. “É um projeto ousado, sabemos que duplicar toda a rodovia até Santa Cruz do Sul em seis anos não é um trabalho fácil”, disse Vanuzzi. Mas garantiu que as empresas interessadas teriam capacidade de desenvolver o projeto: “É gente que sabe o que está fazendo.”

A vencedora da licitação deve ser conhecida na sexta-feira, quando serão abertos os envelopes das propostas e acontecerá o leilão. Vanuzzi ressaltou que já espera descontos entre 15 e 20% do teto da tarifa – R$ 7,37 – já na largada. “Em geral, há um bom desconto já nos envelopes”, comentou. Somente então se saberá quem irá passar para a fase de lances verbais, em que acontece um tradicional leilão. “Isso acaba decidindo o futuro dos usuários da rodovia por um bom tempo. Por isso que o processo todo é desenhado para obter a melhor proposta, pensando em ter o melhor desconto”, disse Vanuzzi.

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O edital da RSC-287 foi publicado em setembro e prevê duplicação dos 204,5 quilômetros da rodovia, de Tabaí, passando por Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul, até Santa Maria, nos dois sentidos de tráfego. As obras na RSC-287 devem começar no segundo trimestre de 2021.

Para custear a duplicação e as melhorias de segurança viária ao longo da rodovia, estão previstas a instalação de mais três praças de pedágio (quilômetro 47, em Tabaí; quilômetro 168, em Paraíso do Sul; e quilômetro 214, em Santa Maria), além das duas já existentes (quilômetro 86, em Venâncio Aires; e quilômetro 131, em Candelária), administradas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).

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Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

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