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POLÊMICA

Conar abre representação ética contra Volkswagen por comercial que recriou Elis Regina

Foto: Volkswagen/Divulgação

O Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (Conar) abriu nessa segunda-feira, 10, uma representação ética contra a campanha “VW Brasil 70: O novo veio de novo”, de responsabilidade da Volkswagen do Brasil e da agência AlmapBBDO. A campanha, lançada no dia 3 de julho, recriou a imagem da cantora Elis Regina, morta em 1982, para cantar, em dueto com a filha, Maria Rita, a canção Como Nossos Pais, de Belchior.

De acordo com o Conar, os consumidores questionam se é ético ou não o uso de ferramentas tecnológicas e Inteligência Artificial (IA) para trazer pessoas mortas de volta à vida, como realizado na campanha. Os denunciantes também questionam se tal uso pode causar confusão entre ficção e realidade para alguns, principalmente crianças e adolescentes.

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O Conar protege a identidade dos denunciantes, segundo a Lei Geral de Proteção de Dados. O advogado Gabriel de Britto Silva apresentou a denúncia que ele remeteu ao Conar, e que foi considerada pelo órgão. Nela, Silva diz que a emoção causada pelo comercial também gera desconforto. “Não se sabe sequer se viva fosse, a Elis autoriza a imagem, ainda mais para fabricante de automóveis e para fins estritamente comerciais”, diz parte do texto.

O denunciante também afirma que o uso de ferramentas como a Inteligência Artificial e a deep fake, utilizada para recriar o rosto e os movimentos de Elis com auxílio de uma atriz, precisa ser debatido pela sociedade e regulamentado pelos órgãos competentes. “A tecnologia não traz as pessoas falecidas de volta. Cabe aos vivos que operam as máquinas serem regulados pelos vivos que recebem a consequência dessa operação, sob pena dos efeitos serem mais imprevisíveis do que a mais avançada tecnologia pode supor”, diz outro trecho da denúncia.

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O autor dessa representação também questiona o fato de a propaganda mostrar Maria Rita e Elis dirigindo de forma desatenta ao volante, o que fere um dos anexos dos artigos do Código do Conar. “Na propaganda de automóveis (…) Não se permitirá que o anúncio contenha sugestões de utilização do veículo que possam pôr em risco a segurança pessoal do usuário e de terceiros, tais como (…) desrespeito (…) às normas de trânsito de uma forma geral”.

O Conar tem como regra julgar as representações em um prazo de até 45 dias. A equipe de reportagem procurou a assessoria de imprensa VW e aguarda o posicionamento da companhia sobre a representação aberta contra a campanha publicitária. O comercial da Volks de cerca de dois minutos de duração dividiu opiniões sobre o uso de imagem da cantora, bem como a utilização da música Como Nossos Pais, de Belchior.

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