Categories: Regional

Comunidade Terapêutica Recomeçar sofre com falta de repasses do SUS

ATUALIZADO ÀS 17H10

A Comunidade Terapêutica Recomeçar, de Santa Cruz do Sul, vem passando por dificuldades para manter as contas em dia. Em entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta segunda-feira, 7, o presidente Norberto Raul Haas, explicou que há cinco meses a entidade não recebe os recursos previstos no convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do governo do Estado. O valor dos recursos que não foram repassados chega a R$ 100 mil.

Segundo Haas, a comunidade também mantém um convênio com a Prefeitura, que tem feito os pagamentos em dia. O presidente enfatiza que todas as alternativas para conseguir mais recursos já foram utilizadas, como os limites disponíveis nos bancos. Em alguns casos membros da diretoria auxiliaram com valores para que o salário dos funcionários fossem pagos. Hoje são 20 trabalhadores, entre administrador, médico clínico e psiquiatra, psicólogo, assistente social, enfermeira, nutricionista, psicopedagoga, monitores e cozinheira.

Publicidade

Acolhimento noturno

A diretoria vem trabalhando na inclusão de um novo contrato com a Prefeitura. O projeto vai possibilitar a acomodação noturna para usuários que já passaram por algum tratamento na clínica, oferecendo assim, atenção integral na recuperação de dependentes de álcool e outras drogas.

Com o novo serviço, as pessoas em estágio de recuperação e que estão em busca de uma reestruturação após o período de internação, terão um espaço para serem acolhidas na própria clínica, uma espécie de albergue, onde poderão pernoitar. Conforme a coordenadora de saúde mental do município, Anelise Aprato, a nova estruturação possibilitará que o usuário encontre os três níveis de atendimento – internação, intermediário e ambulatório – no mesmo local.

Publicidade

O novo convênio será custeado com recursos livres do município e com verba federal, que será captada via projeto junto ao Ministério da Saúde. Após a aprovação e com o início dos serviços, um valor de implantação será destinado para adequações na parte estrutural da clínica. “A equipe técnica da coordenadoria de saúde mental está trabalhando para agilizar o processo e implantar o serviço nos próximos dias”, explica o secretário municipal de Saúde, Henrique Hermany.

Atualmente a comunidade está acolhendo 52 pessoas, mas no total são 70 vagas. Os pacientes têm uma rotina de atividades e passam até três meses internados. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.ctrecomecar-rs.com.br ou pelo telefone 3719 5044.

QUER AJUDAR?

Publicidade

A Comunidade Terapêutica Recomeçar junto com outras quatro entidades – Asan, Copame, Apae e Instituto Humanitas – está promovendo uma ação beneficente. A rifa vai sortear uma motocicleta e quatro televisões de 40 polegadas. Cada cupom custa R$ 10,00 e o sorteio ocorre no dia 26 de março pela Loteria Federal. Quem quiser ajudar pode entrar em contato com as entidades.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.