A comunidade do Centro-Serra está mobilizada pela recuperação da RSC-481, estrada que liga Cerro Branco a Lagoa Bonita do Sul. A via está interditada em diversos pontos há quase um mês, depois que as chuvas provocaram deslizamentos de terra e danificaram pontes e a pista. Enquanto aguardam a manutenção, de responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), moradores e empresários arrecadam recursos para fazer as intervenções por conta própria.
Um dos idealizadores da iniciativa é o vereador Elessandro Stringuini, o Quinho, de Cerro Branco. Segundo ele, há várias localidades cujos acessos se dão a partir da 481 e permanecem isoladas para veículos. Diante dessa situação, considerando ainda as dificuldades enfrentadas pelas prefeituras e o Daer em razão da grande demanda, o grupo contratou uma escavadeira hidráulica para executar serviços de remoção de terra e pedras e recuperação de partes do pavimento que cederam, entre outros.
LEIA TAMBÉM: Em Cerro Branco, a destruição foi generalizada
Publicidade
“Não estou nessa como vereador, mas como voluntário, junto com muitos outros, para ajudar essas famílias”, afirma Stringuini. No trecho entre Serraria Scheidt e Alto Cerro Branco, observa, só é possível passar a pé, o que dificulta muito a rotina dos moradores. “Sabemos que é difícil e os custos não são baixos, mas essas pessoas não podem ficar ilhadas.” Em busca de auxílio, foi criada uma campanha para que a população em geral possa colaborar com doações em dinheiro por meio do Pix.
Segundo Stringuini, os produtores rurais que possuem tratores e outros implementos cederam esses equipamentos para ajudar nas tarefas. Com isso, foi possível avançar nos locais onde a situação é mais crítica. As chuvas recorrentes, entretanto, não permitem que as obras tenham durabilidade e, em alguns casos, até desfazem o que já havia sido concluído. “Estamos todos mobilizados, junto com o comércio, e não vamos desistir”, enfatiza.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: força da água derruba ponte entre Candelária e Cerro Branco
Publicidade
A RSC-481 é uma alternativa à ERS-400 para sair do Centro-Serra e chegar à RSC-287. Além de várias propriedades rurais, a estrada tem no seu entorno residências, comércios, agroindústrias, escolas e outros estabelecimentos que precisam de uma via em condições mínimas para os deslocamentos. Na semana passada, o prefeito de Cerro Branco, Edson Lawall, já havia reconhecido a incapacidade do Município em consertar todos os estragos provocados pelas enchentes e deslizamentos.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.