Regional

Comunidade se mobiliza por recuperação da RSC-481

A comunidade do Centro-Serra está mobilizada pela recuperação da RSC-481, estrada que liga Cerro Branco a Lagoa Bonita do Sul. A via está interditada em diversos pontos há quase um mês, depois que as chuvas provocaram deslizamentos de terra e danificaram pontes e a pista. Enquanto aguardam a manutenção, de responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), moradores e empresários arrecadam recursos para fazer as intervenções por conta própria.

Um dos idealizadores da iniciativa é o vereador Elessandro Stringuini, o Quinho, de Cerro Branco. Segundo ele, há várias localidades cujos acessos se dão a partir da 481 e permanecem isoladas para veículos. Diante dessa situação, considerando ainda as dificuldades enfrentadas pelas prefeituras e o Daer em razão da grande demanda, o grupo contratou uma escavadeira hidráulica para executar serviços de remoção de terra e pedras e recuperação de partes do pavimento que cederam, entre outros.

LEIA TAMBÉM: Em Cerro Branco, a destruição foi generalizada

Publicidade

“Não estou nessa como vereador, mas como voluntário, junto com muitos outros, para ajudar essas famílias”, afirma Stringuini. No trecho entre Serraria Scheidt e Alto Cerro Branco, observa, só é possível passar a pé, o que dificulta muito a rotina dos moradores. “Sabemos que é difícil e os custos não são baixos, mas essas pessoas não podem ficar ilhadas.” Em busca de auxílio, foi criada uma campanha para que a população em geral possa colaborar com doações em dinheiro por meio do Pix.

Segundo Stringuini, os produtores rurais que possuem tratores e outros implementos cederam esses equipamentos para ajudar nas tarefas. Com isso, foi possível avançar nos locais onde a situação é mais crítica. As chuvas recorrentes, entretanto, não permitem que as obras tenham durabilidade e, em alguns casos, até desfazem o que já havia sido concluído. “Estamos todos mobilizados, junto com o comércio, e não vamos desistir”, enfatiza.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: força da água derruba ponte entre Candelária e Cerro Branco

Publicidade

Para saber

A RSC-481 é uma alternativa à ERS-400 para sair do Centro-Serra e chegar à RSC-287. Além de várias propriedades rurais, a estrada tem no seu entorno residências, comércios, agroindústrias, escolas e outros estabelecimentos que precisam de uma via em condições mínimas para os deslocamentos. Na semana passada, o prefeito de Cerro Branco, Edson Lawall, já havia reconhecido a incapacidade do Município em consertar todos os estragos provocados pelas enchentes e deslizamentos.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.