Fazer aniversário é sinônimo de comemoração e festa. Mas os pais da pequena Carolin Rocha, de recém completados 6 anos, não têm tido condições financeiras de festejar com a filha nos últimos anos. Moradores do Loteamento Beckencamp, viram na ação da ONG Cavalo de Lata uma esperança para realizar o sonho da pequena santa-cruzense: uma grande festa para celebrar a chegada dos 6 anos.
A história foi compartilhada pela entidade nas redes sociais e ganhou a comoção de diversos moradores de Santa Cruz. Até as 16 horas desta segunda-feira, a publicação já tinha 144 comentários e 225 compartilhamentos. A intenção é realizar uma grande festa de aniversário, para todas as crianças do loteamento. O aniversário foi no dia 11 de março e a festa deve acontecer no dia 30.
A ideia surgiu a partir do pai da menina, Joel Maciel Bayer, que acionou a Cavalo de Lata para aposentar de vez o cavalo que usava na carroça. Já machucado, o animal estava afastado do serviço, mas o proprietário queria dar um destino melhor ao cavalo. Como já tinha conseguido um emprego, o pai de Carolin queria apenas uma bicicleta, para poder ir e voltar do trabalho. Até então, tranquilo para a entidade.
Publicidade
O pedido seguinte, no entanto, encantou uma das responsáveis pela entidade, Ana Paula Knak. O pai pediu ajuda para realizar uma festinha para a menina: “Ela vai fazer 6 aninhos, está indo muito bem no colégio e a gente nunca pode fazer uma festinha pra ela”, disse o pai aos voluntários da ONG.
“Quando vamos fazer esta transição, pensamos em maneiras de retirar o animal do trabalho e dar alguma oportunidade para a família. Nunca pensamos que o cavalo seria substituído por uma festinha de criança”, comentou Ana. A ideia, apesar de difícil, reascendeu uma faísca de esperança.
“Aí eu parei para pensar. Nas nossas visitas e abordagens sempre levamos cestas básicas, material escolar, oportunidades de emprego, roupas básicas, tudo básico… Mas essas pessoas são iguais a nós, cheias de sonhos dentro dos corações. Talvez sejam sonhos mais abafados, mais adormecidos, mas eles estão lá, no meio das dificuldades, da rotina cansativa, da falta de tanta coisa. Os sonhos nunca deixam de estar lá”, escreveu Ana na publicação.
Publicidade
Além de terem o desejo de aposentar o cavalo, os moradores do Beckencamp também juntaram centenas de tampinhas, para fazer parte do projeto Tampinha na Lata, usadas para angariar fundos para a organização. Com alegria e muito entusiasmo, Ana passou a organizar a tão sonhada festa, para cerca de 100 crianças.
A repercussão da publicação, segundo ela, foi gigantesca: cerca de 600 pessoas entraram em contato para ajudar, em dois dias. “A repercussão tem sido incrível e tudo muito emocionante”, diz Ana. Apesar dos esforços, muitos recados ainda nem foram respondidos, pelo grande número de mensagens que chegam a todo o momento.
Quem também se sentiu tocado pelo sonho da pequena Carolin ainda pode ajudar. Ana Paula sugere que os santa-cruzenses interessados em colaborar deixem créditos em padarias, doceiras ou confeiteiras, de confiança, e informem a ONG. “Depois, com as notinhas e informações do crédito, vamos fazer o levantamento do que será preciso e podemos fazer as encomendas”, sugere.
Publicidade
Além disto, roupas, calçados e outros itens podem ser doados, para que a pequena tenha alegrias além do dia do aniversário. Sugestões ou dúvidas podem ser repassadas diretamente a Cavalo de Lata pelo Facebook.
A ideia, conforme Ana, é celebrar o aniversário da pequena e também comemorar a Semana do Bem Estar Animal, que vai de 25 a 31 de março. “Vamos comemorar, porque é mais um cavalo libertado e uma família que está sendo ajudada. Isto é o Cavalo de Lata, respeitar as pessoas e ajudar os animais. Vai ser uma festa linda.”
Publicidade
This website uses cookies.