A Comunidade São José, de Santa Cruz do Sul, terá um momento de oração e bênção nesta quarta-feira, 8, a partir das 18 horas, com posterior procissão com a imagem do padroeiro até a Comunidade Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Após a chegada, às 19 horas, haverá missa presidida pelo bispo dom Aloísio Dilli em homenagem à Imaculada Conceição, celebrada em 8 de dezembro.
A atividade marca o fim do ano de São José, iniciado em 8 de dezembro de 2020 com a divulgação da carta apostólica Patris corde – Com coração de pai, pelo papa Francisco, em celebração pelos 150 anos da declaração de São José como padroeiro da Igreja Católica. Ainda na quarta, Paulo Ricardo da Silva receberá os ministérios do acólito e leitor, em vista da ordenação diaconal.
A abertura do ano de São José em Santa Cruz ocorreu no dia do santo, 19 de março. Desde então, as celebrações mensais no dia 19 têm a reflexão da encíclica do papa Francisco como abordagem. A programação foi organizada com o apoio das seis paróquias da comarca de Santa Cruz.
Publicidade
LEIA MAIS: Fiéis fazem homenagem a São José e Mãe Celestial
História da comunidade
O início da edificação da capela que originaria a Igreja São José ocorreu em novembro de 1955, por determinação do bispo dom Vicente Scherer. A primeira missa na capela, localizada na esquina das ruas São José e Capitão Fernando Tatsch, foi realizada em 22 de julho de 1956, pelo padre Afonso Knecht. O nome do padroeiro foi sugestão do bispo, em razão do nome da rua.
A atual igreja, bem mais ampla, começou a ser erguida em outubro de 1978. O andamento das obras ocorreu com auxílio da comunidade. A conclusão foi em 1998. No ano seguinte, a igreja ganhou pintura externa e as torres receberam revestimento externo com chapas de cobre. A cozinha e sala de catequese foram construídas em 1991, junto do salão comunitário.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Imagem do padroeiro volta à Igreja São José após restauração
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade