O Conselho de Desenvolvimento de Pinheiral (Codepin) recebeu, nessa segunda-feira, 26, as chaves do prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Reis, já desativada. Participaram do ato realizado no gabinete da prefeita Helena Hermany, o vereador Rodrigo Rabuske (PTB), junto com o secretário de Educação, João Miguel Wenzel, e o ex-vereador Mathias Bertram.
A entrega foi realizada aos membros da diretoria do Codepin, Suzana, Gaspar e Paulo, que receberam a chave do antigo prédio da EMEF João Reis. Por estar desativada, o município decidiu ceder o uso à comunidade. “Agradecemos à prefeita e ao secretário de Educação pela sensibilidade e em especial à nossa comunidade de Linha Pinheiral. Foi um ato de grande relevância para a comunidade conseguir este repasse”, salienta Rabuske.
LEIA MAIS: Avançam as obras para implantação do Sítio Pedagógico em Pinheiral
Publicidade
Em 2017, quando o governo pretendia doar a área para a Guarda Municipal, a comunidade de Linha Pinheiral realizou uma ampla mobilização para evitar esse ato. Foi providenciado um abaixo-assinado com mais de 800 adesões, bem como uma mateada na escola com mais de 100 participantes. No dia da votação do projeto de lei na Câmara de Vereadores, mais de 50 moradores acompanharam pessoalmente o recuo do governo da época quanto à iniciativa.
Após o episódio, o Governo recuou e anunciou a instalação de um Sítio Pedagógico. O prédio recebeu investimentos públicos e melhorias na estrutura, que atualmente conta com academia ao ar livre e playground. Mesmo assim, o espaço continuou sem utilização e manutenção. “Na época, junto com o ex-vereador Mathias Bertram e todo o esforço da comunidade, lutamos muito por essa iniciativa, pois em meados de 1970, o terreno foi doado pelo morador das proximidades, o Benno Antônio Reis, para a construção de uma escola local que foi extinta em 2008”, relembra Rabuske.
LEIA TAMBÉM: Projeto de Educação Ambiental envolve Emeis em Santa Cruz
Publicidade