Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PARTICIPE

Comunidade pode enviar sugestões ao projeto ambiental de duplicação da RSC-287

Trecho de Pinheiral da RSC-287 | Foto: Divulgação

A comunidade vai ter a oportunidade de participar e dar a sua opinião no que diz respeito a uma das principais obras de mobilidade urbana do Rio Grande do Sul, prevista para iniciar ainda este ano. Aberto pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) após solicitação da Concessionária Rota de Santa Maria, do Grupo Sacyr, o processo de licenciamento ambiental para a duplicação da RSC-287 vai colher, até o dia 24 de janeiro, sugestões, comentários e manifestações a respeito da duplicação e eventuais impactos ambientais da obra. A participação na Consulta Pública pode ser encaminhada pelo e-mail [email protected] até o 24 de janeiro.

LEIA TAMBÉM: Confira alguns impactos ambientais causados pela duplicação da RSC-287

O processo para licenciamento ambiental da duplicação está em tramitação na Fepam. A solicitação compreende o trecho de concessão, entre o quilômetro 28, em Tabaí, até o quilômetro 232, em Santa Maria. Conforme o diretor Geral da Rota de Santa Maria, Renato Bortoletti, a participação da comunidade é de muito importante. “É uma oportunidade para a comunidade faça parte dessa obra que vai mudar a realidade da região central do Rio Grande do Sul. Estamos abertos para sugestões que venham a agregar ao projeto”, frisou.

Publicidade

Audiência

O assunto também pautou uma audiência pública realizada na noite da última terça-feira, 17, no Bloco 18 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Aberto à comunidade, o evento também foi transmitido pelo YouTube  (https://lnkd.in/dGtGesPm) e página da Rota de Santa Maria no Facebook. Estiveram presentes no encontro, que teve por objetivo sanar dúvidas e ouvir ponderações a respeito do Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da duplicação, o presidente da Fepam, Renato Chagas; o gerente da Regional da Fepam de Santa Cruz do Sul, Eduardo Rodrigo Ramos de Santana; o chefe da Divisão de Infraestrutura e Saneamento Ambiental (Disa), Rafael Volquind; a coordenadora Técnica da Profill Engenharia, Rozane Nogueira; o diretor geral da Concessionária Rota de Santa Maria, Renato Bortoletti; e o coordenador de Meio Ambiente e Desapropriação da Concessionária, César Cruvinel.

LEIA TAMBÉM: Duplicação da RSC-287 deve começar em abril

A audiência foi dividida em três blocos: abertura, apresentação dos aspectos relevantes e manifestações dos inscritos. Na sua participação, o coordenador de Meio Ambiente e Desapropriação da Rota de Santa Maria, César Cruvinel, destacou a imponência da obra e de que forma ela oferecerá ainda reforço na segurança viária e melhores condições de trafegabilidade para os motoristas. “A comunidade pode ter certeza de que todos os fatores referentes a cuidados geológicos, com a fauna, flora, entre outros, foram muito bem observados pela concessionária”, frisou.

Publicidade

A expectativa é de que as primeiras obras da duplicação iniciem em abril, com equipes mobilizadas nos trechos de Tabaí, Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul. Além da duplicação das pistas centrais, a RSC-287 contará com implantação de vias marginais, viadutos, passarelas e melhorias de acessos, terceiras faixas e barreiras divisórias de pistas.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.