A Páscoa de 2025 ganha um novo significado para a comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elemar Guilherme Kroth, em Vera Cruz. Na noite dessa quarta-feira, 16, pais, alunos e profissionais da instituição se reuniram para festejar a data e inaugurar as obras de ampliação e reforma da estrutura.
Foram oito meses de trabalho, que tiveram investimento aproximado de R$ 300 mil – parte dos recursos veio da deputada estadual Kelly Moraes (PL). Além de ser ampliada, a cozinha agora possui móveis projetados. Já o refeitório recebeu novos bancos e mesas.
LEIA TAMBÉM: Veja como ficarão o comércio e serviços em Santa Cruz do Sul nos feriados
Publicidade
A instituição também passou a contar com mais uma sala, com capacidade para 25 alunos e que recebeu um conjunto de classes e cadeiras. Também foram feitas as substituições de aparelhos de ar condicionado.
A diretora da Elemar Guilherme Kroth, Tânia Marisa Jost, ressaltou que as obras merecem ser celebradas por toda a escola. “Agora os alunos têm um local adequado para as refeições, e temos uma cozinha equipada para isso. Além de mais uma sala. Então, temos que comemorar.”
A partir das melhorias na estrutura, segundo Tânia, a instituição de ensino tem capacidade para atender todos os alunos. E poderá prover mais segurança com a substituição do cercamento, que foi realizada junto com as demais obras.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Mais de 115 mil veículos devem circular pela RSC-287 no feriadão; veja melhores horários para viajar
De acordo com a secretária municipal de Educação, Micheli Rech, a Elemar Guilherme Kroth atualmente é, na rede municipal, a instituição com maior número de alunos. Ela finalizou o ano de 2024 com 320 estudantes. Já em fevereiro, iniciou com 360, ou seja, 40 a mais. Micheli destacou que estão matriculados crianças e adolescentes de diversas regiões, incluindo Metropolitana e Serra, além dos municípios de Santa Maria e Agudo, assim como de fora do Estado. “Ainda bem que tínhamos este espaço para acolher da melhor forma os nossos alunos e qualificamos o ensino. E agora contamos com um espaço para refeitório, que segue todo o regramento que uma cozinha precisa.”
“Vamos seguir lutando por melhorias”
A ampliação da estrutura da Emef Elemar Guilherme Kroth era uma demanda pela qual a comunidade escolar batalhava há 15 anos. Até então, as crianças não possuíam um espaço destinado para as refeições.
Publicidade
A vendedora Jovana da Silva Vargas, 42 anos, foi uma das que participaram da mobilização. Mãe de Valentina, 6, esteve sempre envolvida nas ações para angariar fundos para investir na instituição. “Sempre há muita demanda. É um colégio maravilhoso com o qual nós, pais, precisamos contribuir”, justificou.
Para Jovana, a mais recente conquista é um estímulo para continuar na busca de mais investimentos. Ela destacou, por exemplo, a necessidade de câmeras e uma nova pintura. “Vamos seguir lutando por melhorias. Somos uma comunidade escolar muito ativa.”

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!