A bela quinta-feira de sol foi um ingrediente a mais na grande programação de homenagens ao colono e ao motorista, neste feriado de 25 de julho, no distrito de Boa Vista, em Santa Cruz do Sul. As celebrações, marcadas pelo aniversário do bicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul e dos 175 anos em Santa Cruz do Sul, iniciaram-se às 9h30, com culto ecumênico.
O momento religioso foi realizado na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora e promovido pela Sociedade de Canto Cruzeiro do Sul, que completa 97 anos em novembro e se prepara para comemorar o centenário em 2027. A celebração foi marcada por falas de religiosos intercaladas com canções interpretadas pelo coral Cruzeiro do Sul, do próprio distrito, formado por 22 homens. Puxada por uma bandinha local na carroceria de um trator, a tradicional carreata saiu às 10h45 da igreja.
LEIA MAIS: Música, alegria e trabalho: veja os festejos do Dia do Colono e Motorista em Boa Vista
Publicidade
Todos os veículos seguiram em direção ao Ginásio de Esportes Cláudio José Schaefer, onde estava marcada a sequência das atividades do dia. No caminho, o padre Zé Renato Back abençoou os veículos. “Sempre é bom a gente poder celebrar e reconhecer a importância desse dia. Lembrarmos os 200 anos de imigração dos nossos antepassados, que vieram de uma situação precária na Alemanha em busca de seus sonhos”, comentou o padre. “Eles trouxeram a vontade e a fé no coração. É importante celebrar essas raízes e tradição, para criarmos forças e seguirmos”, complementou Back, que tem 61 anos, 35 deles como pároco.
Uma comitiva da Prefeitura também marcou presença no evento. Um dos principais momentos foi a chegada da coordenação executiva da 39ª Oktoberfest, que contou com a presença das soberanas da Festa da Alegria – Nathalia Konzen da Silva, Tatiane Caroline Voese D’Avila e Karoline Ribeiro Klaus.
Animadas, elas dançaram em frente ao ginásio, ao som de músicas alemãs, e posaram para fotos com as pessoas que chegavam. Antes do almoço, houve um momento cívico com o canto de hinos, e após a refeição, apresentações solenes e artísticas. Depois teve início um baile, animado pelas bandas Beer Fest, Os Atuais e Magia Musical.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Feira da Produção já soma público de 30 mil pessoas
Delícias salgadas e doces
Boa parte do público que participou do culto e da carreata e aproveitou para se divertir no ginásio mal tinha ideia de toda a produção organizada pela comunidade de Boa Vista para bem recepcionar as pessoas. Homens e mulheres que moram no distrito iniciaram desde cedo, e até ao longo dos últimos dias, o preparo das delícias oferecidas aos visitantes.
No evento, a cozinha era uma área doce. Cucas e tortas tomavam conta das mesas. Conforme Isolde Lauschner, de 60 anos – a “chefe” segundo as outras mulheres que trabalhavam no local –, os preparativos começaram ainda na terça-feira. “Fizemos 30 tortas, entre seis mulheres. Todas são agricultoras e trabalham em casa, aqui em Boa Vista”, disse ela. Os sabores de nozes, nata, chocolate, creme amarelo, bombom e leite condensado foram os preferidos do público.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Casal guarda relíquias trazidas da Alemanha pelos imigrantes
Seguindo para o lado, uma outra área do ginásio, esta focada nas delícias salgadas, proporcionava um cheiro muito agradável, já de longe. Cerca de 300 quilos de carne foram assados nas churrasqueiras do ginásio. Conforme um dos assadores, Cássio Hauth, 57 anos, o tempero do galeto foi feito na noite anterior ao evento. “Toda a carne de gado e de porco é de animais de produtores da comunidade. E todo mundo que está aqui trabalhando mora em Boa Vista”, frisou.
LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙